A Delivery Much, plataforma de delivery que atua no interior do país, viu o negócio dobrar de tamanho em 2020, em meio a pandemia. Com o crescimento das vendas por delivery em função do distanciamento social, a empresa registrou alta de 117% no valor transacionado (GMV) e crescimento de mais de 80% no número de lojas que aderiram ao aplicativo e 69% nos usuários da plataforma. O número de pedidos na plataforma também teve alta de 102%. Para este ano, após receber novo aporte da Stone, projeta expandir os negócios por meio de investimento em tecnologia e ampliação dos serviços.
A empresa atende cidades de pequeno e médio porte, com até 200 mil habitantes, e com muitos comércios ainda não digitalizados. Oferece uma solução full service de delivery para os lojistas, que conseguem em uma única plataforma gerenciar pedidos, pagamentos e entregas. Atualmente, são mais de 17 mil lojas cadastradas, sendo a maioria de food service, mas já conta com farmácias, mercados pet shops e empresas de água e gás. Para os usuários, que passam dos 3 milhões em todo o país, a ferramenta é um marketplace, que reúne em um só lugar os serviços locais.
Fundada em 2011, a startup também atua como franqueadora desde 2015 e hoje está presente em 22 estados. Por meio das franquias, incentiva o empreendedorismo e presta todo o suporte para o desenvolvimento de negócios hiperlocais. “Nosso propósito é democratizar o delivery com foco nos municípios que estão longe dos grandes centros, lugares onde muitos lojistas ainda fazem a gestão dos pedidos no papelzinho. Por trabalharmos com franquias e estarmos próximos de cada lojista e empreendedor, entendemos as realidades de cada região e seus desafios para ajudar os comerciantes no desenvolvimento do seu negócio”, conta Pedro Judacheski, CEO e sócio fundador da Delivery Much.
Além do modelo de franquia, a empresa também possui operações próprias de atendimento e está expandindo esta frente em 2021. A meta da Delivery Much é chegar a 1 mil municípios nos próximos anos, o que representa um crescimento de mais de 230%. Para isso, investe em tecnologia, ampliando seu time de colaboradores na área de TI, para entregar uma melhor experiência aos usuários. Só para ter uma ideia, a empresa passou de 87 funcionários em janeiro de 2020 para mais de 300 atualmente.
Da ideia de universitários à expansão do delivery no interior
Criada na cidade gaúcha de Santa Maria, a Delivery Much nasceu em uma época em que pedir comida pelo celular não era uma realidade. A ideia de negócio surgiu de uma demanda dos fundadores, que na época sentiam falta de um local online que concentrasse os estabelecimentos food service para facilitar na hora de pedir comida em casa. Foi assim que Pedro Judacheski, Fernando Giareta e Guilherme Kruel, atuais CEO, CTO e CFO respectivamente, criaram o site da Delivery Much, primeira plataforma do empreendimento.
A empresa foi incubada no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e cresceu no meio universitário, ganhando proporção local. Em 2015, lançaram o aplicativo e se tornaram referência para comércios de cidades próximas que também tinham interesse em ter um app de delivery. Com isso, iniciaram a expansão do negócio com o modelo de franquia. “Naquele momento, vimos que precisávamos replicar outros Pedros, Guilhermes e Fernandos para diferentes municípios do país e foi aí que surgiu a franquia. Eram pessoas que conheciam o nosso trabalho e queriam levar a mesma tecnologia para as suas cidades”, conta Judacheski. A expansão começou em Santo Ângelo, Erechim e Santa Cruz, no Rio Grande do Sul, e em Cacoal, em Rondônia. Hoje já são 22 estados contemplados.
Com o sucesso, em 2017 a startup passou pela primeira rodada de investimentos, recebendo um aporte da Novità. Mirando o crescimento e maior conexão com o ecossistema de tecnologia, a empresa mudou a sede para Florianópolis (SC) no mesmo ano, onde mantém a maioria dos colaboradores. Em 2018, recebeu um segundo aporte da Novità e de Alexander Tabor, um dos fundadores do Peixe Urbano. Em 2020 e, mais recentemente, em março deste ano, foi investida por duas vezes pela fintech Stone. Os aportes foram minoritários e os fundadores seguem com o controle acionário.
Digitalização dos pequenos comércios e entregadores
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 54% dos comércios brasileiros já usavam o delivery antes da pandemia, número que subiu para 66% em 2020. Já no interior, esse percentual dobrou de tamanho. Dados da Delivery Much mostram crescimento de 102% em pedidos realizados no mesmo período.
Apesar do crescimento, a realidade no interior do país é muito diferente das capitais e grandes centros. “Estamos falando de municípios com uma população abaixo de 200 mil habitantes e muitas com menos de 50 mil, onde não existe esse negócio de comprar comida pela internet. São lugares com pouco acesso a essa tecnologia e precisamos olhar de perto suas particularidades para pensar na melhor solução viável ao local”, explica o CEO.
Assim como muitos comércios não são digitalizados, os entregadores também não. “Hoje, muitos estabelecimentos contratam seus próprios entregadores e só começam a funcionar quando o profissional está em frente à loja aguardando ser demandado. No grande centro já não é assim, porque o entregador está disponível para vários comércios e pelo aplicativo ele sabe onde tem pedido pronto para entrega. Dedicamos esforços para aplicar esse modelo no interior, também”, explica Judacheski. Segundo o empresário, gerar maior possibilidade de trabalho para os entregadores, conectando-os aos lojistas é uma das propostas da Delivery Much.