Igor Valente, 37 anos, hoje é o maior multifranqueado de uma das principais redes de frango frito do país, a Frango no Pote. “A marca acreditou em mim antes mesmo de eu acreditar”, diz Valente. Em 2019, o empresário começou com uma loja, oito funcionários e um investimento de R$ 20 mil e hoje, pouco mais de dois anos depois, ele já está com cinco unidades, mais de 60 funcionários e um faturamento médio mensal de R$ 500 mil.
Antes de empreender o setor alimentício, Valente teve duas tentativas de sociedades “sem sucesso”, a primeira em uma gráfica e a segunda com a abertura de uma barbearia. “Tudo vem para nós no momento certo. Eu realmente não tinha experiência naquela época e precisei passar por tudo que passei para estar onde estou hoje”, ressalta Valente.
No primeiro um ano e meio de franquia, Valente trabalhou de segunda a segunda, sem pausas. Ele era o dono, gerente, entregador, o responsável pelos treinamentos, entre outras funções mais. Mas isso não o desmotivou, pelo contrário, “queria mostrar para a franqueadora, que acreditou em mim, que eles não estavam errados e que eu iria fazer acontecer”, comentou Valente. E foi com a sua força de vontade que desde o primeiro mês, até o momento, ele só lucrou e cresceu dentro da rede.
O empreendedor multifranqueado está cada vez mais frequente no Brasil, visto que uma das vantagens é o processo de aprendizagem sobre o negócio, que se torna mais ágil, facilitando a gestão, o alcance do ponto de equilíbrio e a abertura de novas unidades. Um ciclo positivo para franqueado e franqueador. Dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em 2019, o volume de redes com multifranqueados atingiu 82%, contra 74,5% em 2018.
Para o CEO da rede Frango no Pote, Carlos Junior, é muito bom ter o reconhecimento do trabalho realizado por seus franqueados. Além disso, o executivo ainda destaca que “uma estratégia conglomerativa é sempre interessante. Desta forma conseguimos diluir os custos, os riscos das sazonalidades e o aumento das frentes de venda”.
Mesmo em um período atípico desde meados de 2020, Valente investiu em novas unidades e disse que se derem oportunidade para ele, teria mais 10 lojas da rede Frango no Pote. Para se tornar um franqueado da marca é preciso fazer um investimento inicial de aproximadamente R$199 mil. O faturamento médio mensal de uma unidade é de R$115 mil. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 36 meses.