A escassez de água é um problema global, mas boa parte dos brasileiros corre o risco novamente de enfrentar uma crise hídrica. Com a falta de chuva motivada por fenômenos como o desmatamento da Amazônia, o aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis, além do fenômeno natural La Ninã têm feito várias cidades fazerem o racionamento da água.
O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), que representa o comitê de órgãos do Governo Federal, emitiu recentemente um alerta de emergência hídrica, pela primeira vez na história, que será direcionado até o mês de setembro. A medida foi necessária após os estados que se localizam na bacia do Rio Paraná: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, enfrentarem a pior seca em 91 anos.
Com a falta de água é claro que esse reflexo será sentido na conta de luz que acaba de ficar ainda mais cara. Tudo isso irá gerar impacto significativo na economia. E esse problema está longe de acabar. Dados da Agência Nacional das Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030.
Parece algo que está tão longe, mas não está. A verdade é que a falta e água já é um problema no nosso dia a dia. Não é à toa que nos últimos anos o número de negócios sustentáveis vem crescendo e se espalhando por todo lugar.
Segundo levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF que engloba 54 países revela que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos.
Prática sustentável
A franquia Acquazero Eco Wash – especializada em lavagem ecológica automotiva – há mais de dez anos observou essa tendência de mercado. Desde então a rede implanta diversas maneiras de oferecer serviços utilizando pouquíssima água, além de produtos biodegradáveis e flanelas de microfibra. A medida a transformou na maior rede do segmento em número de unidades no Brasil, presente em quase todos estados brasileiros, atualmente com 520 operações, inclusive nos Estados Unidos.
Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, conta que o objetivo principal é minimizar o desperdício. Tanto que a rede usa apenas 300 ml de água para lavar um carro inteiro. “Isso só é possível porque usamos produtos que auxiliam na quebra de partículas de sujeira permitindo que o veículo fique limpo e brilhando”, diz. Enquanto que em uma lavagem convencional é gasto em média 320 litros de água.
Mesmo a lavagem ecológica ser o carro-chefe da empresa, a Acquazero ainda conta com mais de 15 tipos de serviços, como enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, e o queridinho e muito procurado desde o início da pandemia: o de oxi-sanitização, além de muitos outros, que utilizam produtos biodegradáveis.
“Até algum tempo atrás percebíamos que a procura era maior pelos jovens, que costumam ser mais engajados em questões de sustentabilidade e debatiam essa questão dentro de casa. Porém, já notamos mudanças do público. Seja incentivados pelos filhos ou não, a verdade é que a preocupação em adotar um estilo saudável, usar produtos sustentáveis, e ter responsabilidade ecológica vem fortalecendo essa posição responsável por muitas pessoas, e em diversas regiões. Acredito que o consumidor está mais exigente e cobra uma posição das empresas”, avalia Mol.
Sinônimo de cuidado
Mas não pense que trabalhar com carro é apenas para homem não! Muitas mulheres já estão à frente do modelo de negócio proposto pela Acquazero, e se preciso elas também colocam a mão na massa para auxiliar nos serviços.
Mol pontua que esse tipo de negócio requer afinidade com o segmento, bem como habilidades para gestão e boa relação com o cliente. “A rentabilidade e os valores éticos de uma franquia são pontos importantes ao fechar um negócio”, diz.
Somente no ano passado, franquias de serviços automotivos faturaram R$ 5,9 bilhões. A procura crescente pelo modelo de negócio proposto pela Acquazero fez com que ela ocupasse a 43ª posição entre as 50 melhores franquias do país, segundo pesquisa realizada no último ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). De 2019 para 2020 a rede cresceu em 152% em número de unidades.
Agregando serviços
No ano passado, o mercado de limpeza passou por um ano de ascensão em reflexo à chegada da pandemia. Com mais pessoas, inclusive trabalhando dentro de casa, a procura por soluções que afastassem a propagação do vírus potencializou o setor.
Com isso, a franqueadora visualizou potencial e agregou novos serviços de limpeza como em embarcações, aeronaves e serviços residenciais. Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos. São soluções de limpeza, conservação e restauração, com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
A nova medida agradou os franqueados que puderam aumentar o leque de serviços e também seu ticket médio no faturamento.
Gerando confiança e comodidade
A Acquazero oferece quatro modelos de negócios com possibilidade de atendimento tanto nas lojas físicas, como shoppings e loja de rua, para os serviços de veículos quanto o atendimento delivery, em que o franqueado vai até o cliente onde ele estiver de forma prática e eficiente.
O investimento inicial é a partir de R$ 18 mil, com faturamento médio mensal estimado em R$ 12 mil e prazo de retorno do capital investido entre 3 a 6 meses para o modelo delivery.
“A necessidade de poupar água é algo debatido há anos, e que volta ao radar de tempos em tempos. Trata-se de um dos mais preciosos bens que a natureza nos oferece e por isso temos que cuidar para que não acabe. A conscientização para gerar economia de água é algo constante, que tem que ser implantado nas nossas atitudes dia após dia”, conclui o executivo sobre a necessidade de buscar soluções para evitar o desperdício.