Com o objetivo de democratizar a energia solar, aumentar a quantidade de lojas físicas e a visibilidade dos negócios da rede para os franqueados e clientes, a Energy Brasil, maior franquia do ramo, lança o modelo de loja container.
A novidade tem o investimento total de R$ 99 mil, mede 15 metros quadrados e pode ser instalada em estacionamentos, postos de gasolina, supermercados e outros espaços estratégicos, por exemplo, condomínios residenciais. “Queremos nos aproximar das pessoas para mostrar que a energia solar é uma opção acessível hoje em dia, e o formato container cumpre bem essa função”, comenta Túlio Fonseca, sócio-fundador da Energy Brasil.
De acordo com Marcelo Macri, sócio-diretor da Energy Brasil, o modelo de negócio tem o formato de uma miniloja, mas oferece os mesmos produtos e serviços de uma loja física convencional. “Além disso, é autossustentável de energia e tem espaço para uma mesa de atendimento, uma de reunião e área para café”, completa.
A primeira unidade, própria, está localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3840. Segundo Macri, a expectativa da Energy Brasil é comercializar 80 franquias containers até o fim deste ano. “O início da operação é rápido. Em 2 meses aproximadamente o franqueado já pode começar a trabalhar”.
Energia solar em alta
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje o país ocupa a 9ª colocação no ranking mundial de fonte solar fotovoltaica. No levantamento anterior, o Brasil era o 12º, um salto de três posições em pouco mais de um ano. Além disso, a instalação de placas solares teve um crescimento de 50% até a metade de 2021.