Os motivos que levam ao sonho de morar fora do país são os mais diversos, mas as dificuldades esbarram, na maioria das vezes, na questão financeira. Além dos custos altos que se somam entre passagens e hospedagem, manter-se num país estrangeiro pode sair ainda mais caro quando colocado na ponta do lápis. A solução que alguns brasileiros têm encontrado é apostar no franchising. Assim, por meio das franquias, muitos estão conseguindo conciliar a vivência internacional com planos de empreendedorismo.
É o caso, por exemplo, de Gustavo Orfeu Araújo, 39, que adquiriu uma franquia da CleanNew. A ideia surgiu como uma solução para um plano que há anos já vinha se desenhando para ele: embarcar para os Estados Unidos. Adepto a viagens de lazer, começou a considerar mais a hipótese de morar fora quando o filho mais velho, de 15 anos, começou a jogar tênis. “O investimento em esportes nos país é muito alto e como ele tem aptidão, ponderei que para ele seria mais interessante essa oportunidade internacional, que pode se transformar em seguir por essa área”, explica.
Optou, assim, por pesquisar redes de franquias americanas. “Eu fiz vários contatos, mas senti falta de um respaldo maior, de conversar com o CEO, de ter minhas dúvidas esclarecidas. O brasileiro tem esse jeito e, quando conheci a CleanNew, senti que poderia investir ali de forma mais segura”, esclarece Araújo. Já para o outro lado, encontrar perfis de pessoas dispostas a embarcar para outro país pode vir bem a calhar com o plano da empresa, como é o caso de Fritz Paixão.
Fritz é CEO da CleanNew, rede especializada em blindagem e impermeabilização de estofados. Desde 2019, deu início à expansão internacional da franquia, com negociações em Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, além de viabilizar a primeira unidade própria em solo norte americano, em Miami, nos EUA. Agora, em 2021, já tem confirmada a abertura de franquias em Orlando e Boca Raton -inclusive, esta será comandada pelo Gustavo-, nos EUA; Barranquilla, Cali e Medellín, na Colômbia; e em Madri, Maiorca e Barcelona, na Espanha.
“Temos expertise e um potencial de entrada enorme nestes mercados. O franchising brasileiro é muito sólido e tem forte apelo no estrangeiro. Quando nossos planos vão ao encontro de outros sonhos, a parceria entre franquia e franqueador tem tudo para dar certo. Estamos expandindo nossa atuação com parceiros engajados e comprometidos em manter nossa excelência além dos limites do Brasil”, conta o CEO. E Paixão não está sozinho nessa: de acordo com a ABF -Associação Brasileira de Franchising-, há hoje cerca de 163 franquias brasileiras operando em 106 países. Os EUA são o principal destino, com 61 marcas, seguido de Portugal e Paraguai, com 41 e 36 respectivamente.
A dica para quem quer empreender fora do país é, sem dúvida, estar atento às franquias que oferecem essa oportunidade no exterior. “Quando entrei em contato com a CleanNew, as respostas que tive me deixaram confiante para investir. A experiência do CEO e saber que ele já têm a vivência internacional, inclusive com uma unidade própria, me deixou confortável com a escolha, pois percebi que teria qualquer respaldo em relação ao negócio e as experiências que eu posso encontrar durante todo o processo de implantação e já durante a operação”, confidência Gustavo.