Do Grupo SEB, Escola Luminova projeta expansão na região do Grande ABC, Diadema e Mauá

Novata no franchising e com resultados robustos já no primeiro ano de operação, rede de franquias tem como meta abrir uma unidade em cada cidade

Há pouco mais de um ano no franchising e já com treze novos negócios fechados desde então, a rede Luminova, do Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – tem perspectivas bastante positivas e espera concluir esse ano com mais 12 unidades vendidas, sobretudo na região Sudeste. Uma das principais metas é iniciar operações nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema e Mauá, com pelo menos uma unidade em cada município.

De acordo com estudos de inteligência de mercado realizados pela rede, a região comporta mais de 444.642 crianças e adolescentes em idade escolar – dos 5 aos 17 anos – das classes B e C, público-alvo da escola, que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade e promover a ascensão social e crescimento humano. Além disso, a região não tem ainda concorrentes que ofereçam toda a inovação e qualidade aplicadas com alta tecnologia por um preço justo como o praticado pela rede.

O investimento em cada unidade é de R$ 1,1 milhão e em média demanda cerca de 40 funcionários entre equipe pedagógica, administrativa e de gestão. A expectativa, com a chegada das unidades, é de gerar aproximadamente 200 novos postos de trabalho diretos e indiretos na região.

“Há algum tempo já vínhamos estudando o potencial do mercado local, levando em conta dados de consumo específico da população e até análise de concorrência. A Luminova é uma rede de franquias que conta com uma metodologia de ensino inovadora ancorada em tecnologias e voltada para resultados, um diferencial nesta época em que os alunos passaram a ter aulas remotas. Além disso, a economia instável potencializou a expansão do nosso modelo de negócios, voltado para o nosso público, que foi fortemente impactado com a pandemia”, explica Nathan Schmucler, diretor geral da rede.

Em 2020, a rede alcançou faturamento de R$ 17 milhões, mesmo diante de um cenário pandêmico, que demandou da franqueadora rápidas adaptações para o formato de aulas totalmente online e o lançamento de uma plataforma disponibilizada gratuitamente para qualquer estudante brasileiro com conteúdo pedagógico. Ainda para esse ano, a perspectiva de faturamento é de R$ 22 milhões. A rede conta com quatro unidades próprias em funcionamento no estado de São Paulo, sendo três na capital, uma em Sorocaba, e acaba de inaugurar uma escola em Interlagos, bairro da capital paulista e que já está recebendo alunos. Para os próximos cinco anos, o objetivo é chegar a 60 unidades e atingir 80 mil alunos, tornando-se referência na educação básica.