O Jovem Dimas Diniz, hoje com 26 anos, começou a trabalhar cedo. Aos 14 anos foi fazer intercâmbio no Canadá, onde morou por cerca de 2 anos e trabalhou entregando jornais. Aos 16, voltou para o Brasil e passou a trabalhar em shopping centers como vendedor, gerente de lojas e, em paralelo dava aulas de inglês.
Nascido em uma família toda envolvida com o varejo, tinha o desejo de empreender em um negócio que tivesse propósito em sua essência. Essa forma de pensar o levou a olhar com mais atenção para o setor de educação e dar início à sua empreitada como empreendedor, investindo na rede de franquias de idiomas Rockfeller Language Center.
“Desde o primeiro contato com a rede senti a segurança necessária para dar início a minha caminhada como empresário. Fiz uma grande pesquisa nas maiores e mais renomadas redes do segmento, mas o objetivo de empreender em algo diferente e inovador me levou a optar pela Rockfeller”, explica o empresário.
Cearense de Fortaleza, em 2016, Diniz decidiu investir cerca de R$ 300 mil em uma unidade da Rockfeller Language Center, levando a primeira unidade da marca, que nasceu em Balneário Camboriú-SC, para a região Nordeste do país.
Por ser a primeira unidade da rede no Nordeste, explorar o novo mercado foi bastante desafiador para o empresário. Mas de acordo com ele, o forte posicionamento da marca por meio da identidade visual, estrutura das unidades e, principalmente, os diferenciais da metodologia de ensino, facilitaram o processo de maturação da rede na cidade. “Consegui o retorno do valor investido em 30 meses e hoje, vejo o quanto valeu a pena ter trazido algo novo e diferente para Fortaleza”, afirma Diniz.
Com o sucesso alcançado em Fortaleza, o empreendedor se tornou um multifranqueado da rede, investindo em mais duas unidades da Rockfeller, no Tocantins, em 2018 e em Brasília, em 2019. Atualmente, as três escolas somam mais de 800 alunos. Em 2020, o faturamento das três unidades ficou em torno de R$ 2,4 milhões e a expectativa é de um crescimento de 10% para este ano.
APRENDIZADOS COM A PANDEMIA
A pandemia acelerou uma mudança no comportamento dos consumidores que, já vinha se desenhando nos últimos anos. Percebendo essa mudança, a Rockfeller implantou rapidamente o modo digital, com aulas em ambiente remoto. Foi uma migração em tempo recorde no setor de idiomas, porque a franqueadora já tinha a plataforma de ensino a distância desenvolvida e todo o material dos cursos no ambiente digital. Menos de uma semana após o início do isolamento mais rígido no país, todos os alunos já estavam estudando na modalidade de aulas online.
“Essa agilidade no processo fez com que o impacto da pandemia fosse menor nas minhas operações. A queda de menos de 10% no faturamento foi compensada com um bom índice de matrículas no segundo semestre de 2020. E a segunda onda no país foi ainda melhor administrada, pois já tínhamos uma nova plataforma de aulas em pleno funcionamento e sendo aperfeiçoada há nove meses”, explica Diniz.