Em menos de quatro anos, Fábio Alexandre Ferreira Schneider, 39, transformou sua franquia da Tintas MC em um negócio de arrecadação milionária. Aberta em julho de 2017 na cidade de São Paulo, a loja faturou R$2,29 milhões em 2020, apesar do retrocesso na economia nacional por conta da pandemia. Além disso, a franquia aumentou em 23% o faturamento no ano passado, indo na contramão da crise econômica e sanitária. Uma das fórmulas do sucesso de Schneider é utilizar suas experiências anteriores no mercado financeiro para fazer a gestão da loja e aumentar a sua prospecção de vendas.
Antes de abrir a franquia da Tintas MC, Fábio Schneider foi gerente de pessoa jurídica em um banco, lidando com empresas e visitando diversas companhias durante seu trabalho. Os mais de 14 anos atuando no mercado financeiro e no segmento empresarial ajudaram o franqueado na hora de abrir o seu próprio negócio. “Minha experiência anterior foi muito rica e me proporcionou uma visão mais abrangente sobre administração. Após mais de uma década trabalhando com o público, você acaba criando uma aproximação com as pessoas. Além disso, tive a possibilidade de acompanhar como o mercado funciona, calculando investimentos e aplicando tudo isso dentro da minha realidade agora como empreendedor”, explica Schneider.
Para além de questões financeiras, o franqueado da Tintas MC, maior rede de varejo no setor de tintas do Brasil e uma das maiores da América Latina, vê como diferenciais de sua unidade o bom relacionamento com o público e a aproximação com o cliente, iniciativas que possibilitam ter um conhecimento maior sobre o que o consumidor procura e como suprir essa demanda de maneira assertiva. “Atender o cliente é a parte mais importante do meu trabalho. Na loja, lido com diversos tipos de pessoas, de todos os segmentos. E para obter sucesso no negócio, acredito que é importante focar no bom atendimento e na pontualidade da entrega”, afirma Fábio.
Embora Schneider tenha aberto a sua franquia em um momento pré-pandemia, o seu lucro no ano de 2020 foi muito além do esperado e, mesmo com o mercado em crise, Fábio acumulou mais de R$2 milhões de faturamento em sua unidade, 23% a mais do que em 2019. Para 2021, a expectativa é ainda maior. “Neste ano, o mercado começa a mostrar sinais positivos. Ainda não é o melhor dos cenários, mas está voltando a ficar aquecido”. Os números reforçam a avaliação do empreendedor. Desde o ano passado, o setor de Casa e Construção foi o que mais cresceu. Em comparação com o último trimestre de 2019, o mesmo período de 2020 teve faturamento 25,6% maior, além de registrar um aumento de 3,7% no número de lojas abertas, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para o empresário, abrir uma franquia foi uma experiência positiva, pois ele obteve um suporte personalizado do time da Tintas MC, o que não aconteceria caso resolvesse começar um negócio do zero. Além disso, ele destaca a história da marca como outro benefício importante de se tornar um franqueado da Tintas MC. “O nome ‘Tintas MC’ carrega um peso com os clientes”, finaliza.
E não é apenas Schneider que está otimista para 2021. Toda a rede Tintas MC também prevê um crescimento maior para este ano. A expectativa é que, até dezembro, 30 novas unidades sejam abertas em todo o Brasil.