Inovar é uma das premissas da Calçados Bibi há muitos anos. Para se tornar cada vez mais competitiva no segmento de moda infantil, a marca desenvolve soluções criativas e que auxiliam de forma efetiva suas operações. Prova disso é que, na última terça-feira, a Bibi recebeu a premiação na 17ª edição das Campeãs da Inovação, promovido há quase duas décadas pelo Grupo Amanhã. Dentro de 200 entidades inscritas e em um ranking com 50 empresas premiadas, a marca que estreou nesta edição está entre as 15 mais inovadoras nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo a primeira no setor de couro e calçados.
A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). A iniciativa tem como objetivo criar uma geração de líderes globais, conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação. Tudo isso, por meio de um programa personalizado e único que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.
Com a finalidade de gerar a cultura da inovação, a Bibi possui o Ninho de Inovação que conta com participação de colaboradores e parceiros da marca, trazendo a metodologia com base no conceito de “ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou, para melhorar tudo aquilo que contribui para entregar mais valor para o cliente”. Anualmente são mais de 200 ideias analisadas pelo Comitê de Inovação, uma equipe formada por colaboradores de diversas áreas da empresa.
“As temáticas estratégicas são direcionadores do projeto e garantem que haja alinhamento com a estratégia da empresa. Para isso, a Bibi seleciona cinco tópicos a serem abordados. Cada um deles é apresentado sob um nome e uma breve descrição que será aprofundada. As ideias podem ser sugeridas com base nas áreas de Processos e Rotinas, Produto, Pessoas, Sustentabilidade, Negócios e Experiência da Marca. Para que seja inovação é essencial que a temática cumpra os requisitos de alinhamento com o negócio, novidade, execução e resultado”, explica a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Além deste projeto e buscando cada vez mais acompanhar as necessidades e mudanças do mercado, em 2018, a Bibi também criou a área de transformação digital que visa iniciativas com foco no cliente e na digitalização. No ano passado, a rede acelerou ainda mais os planos digitais, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança. Em 2020, a marca de calçados infantis registrou um crescimento de 151% nas vendas digitais em canal próprio, via e-commerce, e de 207% na rede online, explorando diferentes plataformas, em relação ao mesmo período em 2019. Uma das novidades implantadas nas lojas da rede foi o Bibi em casa, que traz a facilidade de poder escolher os produtos desejados e experimentar no conforto do lar, oferecendo mais uma opção de compra.