Aulas de inglês no berçário? Conheça esse método com o Twice

Metodologia incentiva o ensino bilíngue a partir do primeiro ano de vida da criança

O ensino bilíngue está em alta, muitas escolas estão adaptando a educação para que as crianças comecem a aprender desde cedo a falar uma segunda língua, como o inglês. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, 3% das 40 mil instituições privadas já aderiram a esse método, e a tendência é que a porcentagem aumente.

Com isso, muitos pais procuram pela melhor educação para seu filho, mas isso ocorre a partir de que idade? Geralmente, a alfabetização e a adaptação para o bilinguismo acontece aos 6 anos, quando a criança já sabe falar a língua materna, contudo, mesmo que já tenham uma certa facilidade e não exista o bloqueio estudantil, muitos pequenos podem ficar assustados ao serem pegos de surpresa por esse estilo de ensino.

Foi pensando nisso que Maria Cláudia Amaro, fundadora da Rhyzos Educação, empresa que fomenta iniciativas pela educação básica no Brasil e que é detentora do Sistema de Ensino Bilíngue Twice, resolveu trazer uma inovação para esse segmento, inserindo o ensino bilíngue no berçário para crianças a partir de um ano.

“Atualmente, o Twice é o um dos únicos sistemas bilíngues do Brasil a produzir conteúdo autoral para crianças tão pequenas, como as que estão no berçário. Porém, diferente da inserção para os maiores, nessa idade existem algumas restrições e regras que utilizamos para fazer isso da melhor maneira, respeitando cada pequeno estudante de inglês”, conta Maria Cláudia.

Diante disso, é importante entender quais são os objetivos dessa inserção, o primeiro de tudo é que a criança aprenda primeiro o básico da língua materna, no caso, o português, para que ela consiga distinguir, que essa é a forma como ela vai se comunicar no dia a dia com pais, amigos e familiares.

A partir de então, o pequeno terá contato com algumas palavras e sons básicos do inglês por meio de músicas e brincadeiras, principalmente, porque é a forma como ela está acostumada a manifestar seus desejos e sentimentos. É importante lembrar que uma criança de um ou dois anos está descobrindo o mundo agora e tudo é muito novo, por isso aprenderão essa nova língua naturalmente, assim como a língua materna, absorvendo tudo e tentando dar sentido ao que é dito.

Por fim, teremos um jovem que irá crescer habituado à língua inglesa, sem sustos, e tomará gosto por esse ensino, porque ele aprendeu desde pequeno que é algo divertido e sem complicações, facilitando o aprendizado. Outro benefício desse ensino precoce é no futuro obter melhor fluência e pronúncia do inglês, ou seja, começar cedo para ter melhores resultados no futuro.

“Com o sistema Twice integrado nas escolas, é possível inovar e atrair ainda mais pais preocupados com a educação que seu filho terá. Assim todos sairão ganhando, já que pensando de uma forma empresarial, a escola terá um faturamento maior, os pais ficarão satisfeitos em terem investido no futuro dos pequenos, e as crianças serão pessoas e profissionais melhores, com inúmeras oportunidades”, finaliza a fundadora.