Fernando Nero sabe o que é trabalho desde cedo. Comprava e vendia objetos na adolescência. Mas foi aos 17 anos que sua veia empreendedora de fato tomou forma. O dono da academia onde ele treinava jiu-jitsu, em São Caetano do Sul (SP), decidiu se desfazer do negócio e o jovem cheio de sonhos não pensou duas vezes. Juntou-se a um amigo e assumiu o negócio, unindo algumas paixões: o esporte, o caminho profissional e o sonho de empreendedorismo.
Motivado por essa experiência, Fernando ingressou na faculdade de Educação Física e e começou a desenvolver na academia, um tanto intuitivamente, a metodologia que o acompanharia ao longo de sua vida – “O brasileiro gosta sempre de pagar pouco e ter muito. Eu coloquei uma faixa na porta da academia anunciando as modalidades e o preço com a mensagem ‘tudo por 50 reais’. E quando eu vi, o local estava cheio de alunos”, conta.
Fernando ficou à frente desse negócio durante dois anos, mas acabou vendendo. Ele foi trabalhar em grandes redes de academias como gestor, e, nessa estrada, ficou por alguns anos até retornar ao mundo do empreendedorismo, de novo, em uma empreitada que oferecia ginástica laboral e academias de ginástica em grandes empresas. “Nós montávamos academias dentro das empresas para que as pessoas pudessem se exercitar. Chegamos a ter unidades em 60 cidades”, destaca.
Depois, em sua jornada, Fernando foi responsável pela criação de outra grande academia e que em quatro anos virou fenômeno no mercado fitness com 70 unidades no país. “Foram muitos obstáculos, mas com isso tive um grande aprendizado, o que me tornou ainda mais forte nesse setor. Hoje eu agradeço por tudo o que passei, pois as dificuldades fazem a gente crescer, evoluir e sair da zona de conforto”, narra o empreendedor.
Em 2020, Fernando resolveu tirar do papel um novo modelo de academia, inspirado inspirado no modelo americano de fitness, focado em segmentação e, mesmo sem grandes investidores, mas vislumbrando o apoio pelo sistema de franquias, ele começou a formatar um novo projeto.
O modelo de negócio do Grupo Ultra, além de lojas próprias, oferece opções de franquias fitness para todos os tipos de investidores – desde o pequeno empresário que possui pouco recurso financeiro até investidores profissionais.
A academia Ultra tem com formato low cost, porém baseado em tecnologia e na experiência do usuário, e as academias boutiques, especializadas em treinamentos específicos – bike, condicionamento físico, balé, artes marciais, entre outros -, que podem ser acopladas dentro da própria academia Ultra, trazendo um grande diferencial para ela. “Esse modelo não existe no Brasil e vai inaugurar uma nova geração de academias para o segmento low cost”, analisa Fernando.
Para dar passos como esse, Fernando coloca em prática uma de suas características enquanto empreendedor: a valorização de pessoas. “Eu aprendo muito com elas, principalmente quando elas têm skills diferentes dos meus. Eu acabo errando menos ao ouvi-las. E dependo delas para construir meus projetos e dar vida aos meus sonhos”. Tanto que o empresário faz questão de oferecer sociedade para os executivos que fazem parte do board de sua empresa.
A confiança e o conhecimento profundo do mercado, tanto como businessman quanto cliente, também o coloca em posição de vantagem, na visão dele, para fazer o negócio dar certo. “Eu já transitei por todos os segmentos. Eu não fico somente na parte estratégica, mas tenho também noção do operacional, pois já fui professor, e noção como cliente, porque já fui aluno. Isso me traz uma grande vantagem, porque eu praticamente nasci nesse mercado”, declara Fernando.
Ajudar as pessoas a fazer acontecer é o que traz brilho aos olhos de Fernando. “Fico feliz em ajudar as pessoas. Faço isso com paixão, com amor. Isso me dá energia para realizar, para ajudar franqueados a virar cenários e comemorar com eles a vitória”, conclui.