A Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica – acaba de lançar a Franquia Next, modelo de negócios com operação home based e investimento mais enxuto. O objetivo da rede é chegar à marca de 330 unidades franqueadas e, para isso, a empresa segue com seu plano de expansão em ritmo acelerado.
A cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde está localizada a sede da franqueadora Blue Sol, foi a escolhida no início de 2021 para estrear a 1ª unidade franqueada com o novo modelo de negócios, denominado Franquia Next. Agora, em menos de três meses, a Blue Sol Energia Solar anuncia a inauguração da 2ª operação com o modelo Next em Ribeirão. À frente da nova unidade, que é totalmente home based, estão os sócios Fabiana Gonzalez e Fernando Barros, que são das áreas de marketing e odontologia, respectivamente.
Fabiana Gonzalez é profissional de marketing há 20 anos. Atuou em grandes empresas, realizou eventos corporativos para mais de 50 mil pessoas e hoje, além de investir em uma franquia Blue Sol, possui uma startup na área de dados no mercado pet. Seu sócio, Fernando Barros, por sua vez, é dentista por formação e vendedor por vocação. Barros já atuou na ponta com o cliente em grandes companhias e foi, também, empreendedor na área de elétrica e eletrônica por 15 anos, área pela qual tem grande paixão.
Os sócios decidiram investir na franquia Blue Sol Energia Solar por enxergarem o mercado de energia solar em expansão constante, cheio de oportunidades e, também, como uma forma de ambos mudarem de área e iniciar um novo negócio. Os novos franqueados investiram cerca de R$ 25 mil na franquia e estão otimistas com o prazo de retorno do investimento, previsto para 30 dias.
Para Fabiana Gonzalez e Fernando Barros, o know how que possuem nos mercados que atuavam antes de investir na franquia Blue Sol e a expertise que carregam durante toda a trajetória profissional vão somar para que sejam aplicadas no novo negócio. Ambos estão otimistas e certos do que esperam da nova operação. “Temos grande experiência e network com grandes empresas e empresários de vários segmentos. Além de fazer de Ribeirão Preto uma cidade mais sustentável, queremos levar a solução fotovoltaica para todos que conhecemos”, afirmam os novos franqueados de Ribeirão Preto.
“A escassez dos recursos está contribuindo para que a energia, da forma que todos conhecem, seja cada vez mais cara. Encontramos na energia solar uma fonte sustentável, com excelente custo-benefício. Trata-se de um mercado pouco explorado e carente de empresas sólidas e profissionais como a Blue Sol”, avaliam os novos franqueados Fabiana Gonzalez e Fernando Barros, que já planejam abrir a segunda franquia da marca Blue Sol, no período de um ano, mas em outro estado e região do país, em João Pessoa, na Paraíba.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. “Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 330 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca”, detalha a executiva.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. O franqueado tem como metas principais a concretização de 16 vendas de sistemas fotovoltaicos nos primeiros 180 dias do negócio e de um total de 48 sistemas comercializados ao final do 1º ano de atividades, quando a receita líquida será de R$ 84 mil. A franquia deve fechar o segundo ano de operações com 120 sistemas vendidos e uma receita líquida superior a R$ 126 mil”, detalha Cattarin.