Expandir a marca pelos principais estados e regiões do Brasil faz parte do plano de crescimento da Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica. Com a expansão acelerada e novos formatos de negócios, a marca anuncia a abertura de mais uma unidade franqueada. Além da capital Florianópolis, agora é a vez do município de São José, em Santa Catarina, receber a 26ª franquia da rede, a 5ª na região Sul do Brasil com o novo modelo de negócios, chamado Next.
No comando da unidade está o franqueado Washington Luis Gasparotto, de 52 anos. Engenheiro eletricista por formação, Gasparotto atuava no segmento de comunicação, mais especificamente em TV e Rádio, antes de decidir empreender em um novo mercado. Aliás, o empresário já comanda um outro negócio próprio, na área de construção e incorporação, junto com dois sócios e sua filha, que é arquiteta, e acredita que esta experiência tem muita sinergia com o mercado de energia solar, no qual ele acaba de investir e para o qual já desenvolveu muitos planos! “Acredito que em breve poderemos entregar unidades habitacionais novas com geração de energia solar fotovoltaica, valorizando o imóvel e reduzindo de imediato as faturas de energia para os novos proprietários”, revela o novo franqueado.
Muito ligado em temas relacionados a sustentabilidade, o franqueado da Blue Sol Energia Solar conta que este universo o inspira, fator determinante para migrar para o setor de energia solar fotovoltaica. “Investir em um negócio que estivesse ligado a tecnologia e sustentabilidade era uma premissa e considero a geração fotovoltaica a solução perfeita. Além, é claro, de se tratar de um mercado com crescimento garantido para os próximos anos no mundo”, acredita Gasparotto.
O franqueado da rede Blue Sol Energia Solar em São José investiu cerca de R$ 33 mil no novo modelo de negócios da marca, a franquia Next, e estima o retorno do valor em um período de 6 meses. Seu objetivo central é atender os consumidores residenciais e comerciais de pequeno e médio porte. A proposta é oferecer aos clientes a possibilidade de produzir a própria energia a partir da fonte solar.
“Quando decidi investir em um novo negócio, iniciei muitas pesquisas e estudos para entrar no mercado de franquias. Na verdade, já possuo experiência em franquias. Tive o cuidado de visitar várias empresas e me deparei e encantei com a marca Blue Sol. Além de toda a estrutura física e virtual, para suportar as operações nas pontas, houve um contato muito agradável e profissional desde as primeiras conversas. Fora isso, há o pioneirismo da empresa no segmento. Era só uma questão de tempo para sermos parceiros e foi o que aconteceu. Inclusive, espero, até o final do ano, abrir uma segunda unidade franqueada da marca”, finaliza Washington Luis Gasparotto.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. “Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 330 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca”, detalha a executiva.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. O franqueado tem como metas principais a concretização de 16 vendas de sistemas fotovoltaicos nos primeiros 180 dias do negócio e de um total de 48 sistemas comercializados ao final do 1º ano de atividades, quando a receita líquida será de R$ 84 mil. A franquia deve fechar o segundo ano de operações com 120 sistemas vendidos e uma receita líquida superior a R$ 126 mil”, detalha Cattarin.