Bahia recebe novo modelo de franquia de energia solar da Blue Sol

Francisco Sérgio da Silva Reis investiu cerca de R$ 22 mil em franquia com modelo de operação home based, a fim de proporcionar à população de Camaçari (BA) que produzam a própria energia. Empreendedor já faz planos para expandir atuação com mais unidades

A Blue Sol Energia Solar – empresa com mais de 11 anos de experiência e pioneira no setor de energia solar fotovoltaica – anuncia a abertura de mais uma unidade franqueada da marca. Dessa vez, é o município de Camaçari, na Bahia, que recebe a 24ª franquia da rede, a 1ª na região Nordeste do Brasil com o novo modelo de negócios, chamado Next.

Francisco Sérgio da Silva Reis, de 50 anos, resolveu trilhar um novo caminho dentro da área de empreendedorismo. Depois de atuar em áreas totalmente diferentes do segmento de energia solar – tendo empreendido no setor de serviços de passadoria de roupas e, atualmente, empreendendo também no segmento de cuidadores de idosos – o profissional decidiu empreender em um novo nicho, visando um futuro ainda mais promissor. Depois de muitas pesquisas, Reis enxergou no mercado de energia solar a oportunidade perfeita para se dedicar a esse novo negócio! Segundo ele, a potencialidade do segmento e o viés de sustentabilidade foram determinantes para a escolha do novo caminho.

O franqueado da rede Blue Sol Energia Solar em Camaçari investiu no novo modelo de negócios da marca, a franquia Next, com o objetivo principal de viabilizar aos moradores de residências situadas em condomínios e para comerciantes de pequenos e médios empreendimentos na região litorânea de Camaçari, no estado da Bahia, a possibilidade de produzir a própria energia a partir da fonte solar.

Sérgio Reis investiu cerca de R$ 22 mil na franquia e estima o retorno do valor em um período de 6 meses. “Tenho grandes expectativas com este novo negócio e espero atingir retorno do investimento em 6 meses, no máximo em um ano”, relata o empreendedor, que enxerga o mercado de energia solar como fundamental para impulsionar o crescimento econômico no País. “O segmento de energia solar fotovoltaica sempre foi visto como caro, desconhecido e inacessível para a maioria da população. Com a expansão desse setor dentro da matriz energética, uma parte pequena dos consumidores descobriram essa fonte como uma excelente alternativa para driblar os custos com energia elétrica e promover sustentabilidade através da geração da própria energia elétrica, oriunda de fonte limpa e gratuita. Agora, temos um boom de crescimento no setor fotovoltaico. Cada vez mais consumidores tem instalado sua usina de geração fotovoltaica, o que é ótimo para todos os envolvidos nesse processo”, explica o novo franqueado.

De acordo com o franqueado da Blue Sol Energia Solar, já há planos para expansão e abertura de mais unidades da franquia nos próximos dois anos e avançar para novas operações com os outros modelos da marca.

Detalhes sobre o modelo de franquias Next

De acordo com Nayra Cattarin, gestora de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. “Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 330 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca”, detalha a executiva.

O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. O franqueado tem como metas principais a concretização de 16 vendas de sistemas fotovoltaicos nos primeiros 180 dias do negócio e de um total de 48 sistemas comercializados ao final do 1º ano de atividades, quando a receita líquida será de R$ 84 mil. A franquia deve fechar o segundo ano de operações com 120 sistemas vendidos e uma receita líquida superior a R$ 126 mil”, detalha Cattarin.