Em 2020, empresas dos mais diversos setores tiveram que se reinventar por conta da pandemia de Covid-19. Apesar dos desafios, um dos que mais chamou a atenção foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar por apresentar um bom desempenho no faturamento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou desempenho positivo de 5,4% no 4º trimestre e de 3,1% no acumulado do ano.
Uma das marcas representativas que está em franca expansão é a rede Oral Sin. No ano passado, marcado pela pandemia, a franquia bateu recordes de performance e cresceu 26%, com mais de 350 unidades comercializadas.
Fundada em 2004, em Arapongas (PR), a rede é associada à ABF e atua, desde 2009, no sistema de franquias. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, a Oral Sin é a maior rede especializada em implantes dentários do Brasil. Entre seus pilares está a promoção da saúde por meio de um atendimento odontológico humanizado e com excelência.
A expectativa da Oral Sin para este ano é bastante audaciosa, visto que planeja fechar o ano com 360 unidades inauguradas e outras 130 comercializadas. Entre os atrativos da rede está o fato de apresentar o maior faturamento médio entre as franquias do segmento odontológico, na casa dos R$ 250 mil, sendo o ticket médio de R$ 5 mil. Outro número que reflete o sucesso do negócio é o fato de mais de 70% dos franqueados serem multifranqueados, proprietários de mais de uma unidade.
A Oral Sin disponibiliza três modelos de franquias com um investimento inicial a partir de R$ 535 mil, com um faturamento que pode chegar a mais de R$ 3,7 milhões anuais, dependendo do modelo. O prazo mínimo de retorno é de 18 meses. “O atendimento humanizado e a forma acolhedora com que recebemos nossos pacientes são nossas marcas registradas. Somadas a isso está a flexibilidade do pagamento, o que faz com que nossos serviços sejam acessíveis e, o mais importante, democráticos. Temos plena ciência de que um sorriso não é capaz de devolver somente a autoestima, como também a saúde. Este é nosso foco: queremos ver pessoas felizes e saudáveis”, afirma o dentista e CEO da Oral Sin, Felipe Sapata.
A franqueadora oferece todo o suporte para o negócio, com atuação junto ao seu parceiro para escolha do ponto, montagem da estrutura física, equipes, aprimoramento de vendas, atendimento, gestão do negócio, operação e planejamento comercial. Destaca-se a Universidade Oral Sin, treinamento presencial e online destinado aos colaboradores de cada departamento, na qual está disponível uma biblioteca virtual com manuais detalhados sobre cada função e processos de funcionamento da clínica.
“O mercado de saúde e estética é um dos que mais cresce no Brasil. Juntando-se a isso temos o fato de que a odontologia brasileira é uma das melhores do mundo. Desta forma, buscamos atuar com excelência e isso tem se refletido em nossos números positivos e na satisfação tanto dos franqueados quanto dos clientes”, finaliza Sapata.