Segundo estudo NutriNet Brasil, uma iniciativa da Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), a pandemia provocou mudanças positivas nos hábitos alimentares da população brasileira. A pesquisa aponta que boa parte dos brasileiros melhoraram sua dieta, passando a consumir mais alimentos in natura, como leguminosas, frutas e verduras, e deixando de consumir os ultraprocessados – refrigerantes, sanduíches, entre outros.
Os especialistas do NutriNet Brasil atribuem tal transformação, principalmente, à preocupação em fortalecer o sistema imunológico por meio da alimentação, evitando, assim, a contaminação e até a manifestação do novo coronavírus em seus organismos. Correlato a esses dados, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, fechou o ano de uma das maiores crises dos últimos tempos com um cenário bem positivo, a começar pela expansão da sua rede, que cresce cada vez mais pelo Brasil.
Em 2020, 12 novas unidades iniciaram suas atividades, sendo 10 delas lojas de rua e shoppings e 2 operações dentro dos Hipermercados Extra, pela parceria no modelo store in store firmada com o GPA, no segundo semestre do ano passado. Assim, a rede entra em 2021 registrando um crescimento de 23%, com 122 lojas com contratos fechados, sendo que algumas delas abrirão as portas ainda este ano.
“Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em 2020, conseguimos fechar o ano com cenário positivo. Nos reinventamos com o sistema de delivery, que já representa mais de 10% nas vendas de toda a rede, e firmamos a parceria com o GPA, nos Hipermercados Extra. Para 2021, queremos colocar em operação 50 novas lojas e, assim, levar um estilo de vida saudável para mais brasileiros e contribuir para o empreendedorismo no país”, afirma Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo.
Junto com a expansão da rede, o faturamento fechado em mais de R$128 milhões, veio para brindar seus 5 anos de fundação. E as projeções da marca para 2021, correlatas ao cenário pintado pelo NutriNet Brasil, são otimistas. Segundo o estudo da USP, é bem possível que a população do Brasil mantenha a dieta balanceada e baseada em alimentos mais naturais, contribuindo para as altas expectativas de fechamento para este ano – a marca espera bater os R$190 milhões de faturamento em 2021, ou seja, um crescimento de 48% .
“Os estudos acerca do comportamento alimentar dos brasileiros, principalmente os feitos durante a pandemia, apontam que estamos cada vez mais nos preocupando com nosso estilo de vida, visando sempre saúde e longevidade. A Bio Mundo foi fundada com o propósito de promover esse bem-estar que a população vem buscando e, principalmente nesse momento, queremos contribuir ainda mais para que alcancem esse objetivo”, comenta o fundador da marca.