A quarentena, ocasionada pela COVID-19, causou prejuízos econômicos por todo o mundo, fazendo com que muitas pessoas e empresas precisassem se reinventar durante esse período. Esse foi o caso da Bubble Mix Tea, uma rede de franquias que é pioneira no preparo da bebida taiwanesa Bubble Tea aqui no Brasil.
Os três sócios da marca se viram em uma situação delicada, já que as franquias da rede estavam dentro de shoppings e galerias, que foram fechadas durante a quarentena. Com o faturamento em queda, os donos da empresa resolveram criar dois novos modelos de franquia: o To Go e o Express.
O To Go é uma microfranquia com um modelo compacto, que geralmente é operado por uma ou duas pessoas, e foi pensada para ser instalada na rua, com o sistema Take Away (ou seja, alimentos produzidos rapidamente e que não são consumidos no restaurante).
Já o Express é uma nanofranquia, idealizada para ser uma operação reduzida da Bubble Mix Tea dentro de um estabelecimento já existente. “Muitos negócios que sofreram com a pandemia estão buscando se reinventar, otimizar o portfólio e ter novos produtos, para melhorar a rentabilidade. Nesses casos a nossa bebida é uma ótima opção, por ser um produto diferenciado, em um mercado em ascensão”, explica o sócio da rede, Rodrigo Balotin.
Antes de começar a pandemia a empresa contava com 25 franquias, mas com a quarentena, esse número chegou a 23. Com a inserção dos dois novos modelos, a marca conseguiu fechar 2020 com 28 unidades e está em plena expansão. Atualmente a rede conta com 31 lojas abertas e tem previsão de abrir mais 20 até o meio do ano.
Além das novos modelos, outra questão que ajudou a empresa a passar pela crise foi o e-commerce, que atualmente representa 5% do faturamento da rede e, também, é uma vitrine, para que mais pessoas conheçam e se interessem pela marca.
Ações para minimizar os efeitos da crise para os franqueados
Sabendo da situação que o mundo está enfrentando, os sócios decidiram criar uma agenda de reunião mensal (via videoconferência) com todos os franqueados da rede, para entender a situação de cada local e compartilhar experiências, além de discutir ideias e soluções. “Entendemos que esta medida serviu de acolhimento aos nossos parceiros e fortaleceu nossos laços, mesmo nesse momento crítico”, conta Rogério Arcanjo, um dos donos da Bubble Mix Tea.
Para ajudar os franqueados financeiramente, a rede cessou a cobrança de Royalties e do fundo de Marketing Institucional no início da pandemia. Aliado a isto, flexibilizaram a política de compras e pagamento da empresa.
Ainda durante a crise, a empresa incluiu em seu portfólio novos produtos como o “kit Bubble Mix”, que possibilitava a venda dos insumos fracionados, para que o cliente pudesse fazer a bebida em sua casa, durante os dias de quarentena, e os achocolatados especiais da marca.