Em 2020, o empresário Carlos Fadul já havia finalizado o planejamento para abertura de uma unidade do Armazém Fit Store, rede de franquia de produtos naturais e saudáveis, em Florianópolis. O bairro escolhido foi o Jurerê, e o espaço passava por obras de reforma. Toda a estratégia de investimento também estava definida. Então veio o coronavírus, que forçou todas as medidas de distanciamento social com as quais, agora, estamos acostumados.
“O coronavírus mudou tudo. Mas se por um lado haveria menos pessoas na rua, a mudança de comportamento do público geral causou uma procura por produtos mais saudáveis”, diz Fadul, que também é engenheiro e já administrava dois negócios: um no ramo de manufatura, e outro voltado para eletrônica.
Mesmo com as limitações impostas pela covid-19, o empreendedor adotou uma postura de enxergar o copo meio cheio, e não meio vazio. Não se arrepende. Com oito meses de portas abertas, sua franquia do Armazém Fit Store tem 700 clientes cadastrados, e um ticket médio atual de R﹩ 122,00. Ele acredita que um dos segredos para a boa performance da sua unidade, que tem números crescentes mês a mês, foi a pesquisa antes de escolher uma franquia.
“Eu tinha zero experiência em varejo e no segmento de alimentação, por isso busquei referências, e procurei aprender sobre atendimento ao público e a relação entre franqueado e franqueador”. Para ele, o Armazém Fit Store se destacou em um cenário amplo: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) são mais de 3 mil marcas de franquia no país.
O empresário apostou no Armazém Fit Store pelos atrativos de investimento e rentabilidade, mas não apenas por conta disso. “A minha família tem restrições alimentares, e sabemos como é difícil achar alimentos de qualidade. Fomos filtrando pelo critério de quais franquias poderiam atender o público-alvo que estávamos procurando. E hoje sabemos que o Armazém Fit Store foi um acerto em cheio. Eles oferecem um alto nível de qualidade dos produtos, e muito respeito na relação entre franquia e franqueado”.
Nutricionistas, médicos e personal trainers
Por conta da covid-19, a divulgação da loja, que abriu no dia 1º de julho de 2020, teve de seguir estratégias diferentes do usual. Degustações, por exemplo, estavam proibidas por causa da crise sanitária. Para instigar os clientes potenciais, o investimento foi transferido para ferramentas do marketing digital, como impulsionamento em mídias sociais, e informação de qualidade. O retorno foi positivo. “Atuamos com profissionais da área de nutrição, médicos e personal trainers para fortalecer a divulgação da loja. Mas o trabalho não é isolado. Além disso, investimento no atendimento, que é importante para reter o cliente.
A ideia é que a loja não tenha uma figura de vendedor convencional, mas de um orientador. “O cliente não pode comprar algo que foi empurrado, ele tem de entender que aquelas informações e o produto são úteis e oferecem benefício real. É isso que faz ele voltar à loja para uma outra compra. Outra questão é o mix de produtos e a quantidade de fornecedores de produtos com alta qualidade, um diferencial do Armazém Fit Store. Nosso consumidor tem que se sentir bem em uma loja agradável, e com opções”.
Com mais de 20 mil itens no portfólio e uma rede com 82 lojas nas principais cidades do país, o Armazém Fit Store tem atraído a atenção de empreendedores e consumidores com opções de produtos a granel (castanhas, cereais e chás), sem lactose, glúten ou açúcar, orgânicos, veganos, vegetarianos, low carb e suplementação esportiva. A empresa também continua investindo na linha de produtos marca própria Holy Food, que será ampliada com 29 itens ainda no primeiro trimestre de 2021.