O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, ganha novo endereço em março. A partir de 1º de março, a Administração Nacional da rede de idiomas estará localizada na avenida Paulista, a poucos metros da estação de metrô Trianon-Masp. Com a mudança, a marca passa a adotar um novo conceito de gestão de pessoas, o modelo open space (plano aberto), em que praticamente não há salas fechadas. O novo formato permite mais integração e agilidade na comunicação entre os colaboradores, além de estimular projetos multidisciplinares.
“Não é apenas uma mudança de endereço. É uma mudança de estrutura e de mentalidade. Esse espaço representa um novo conceito de trabalho para nossas equipes, proporcionando bem-estar, maior integração entre as áreas e mais agilidade aos processos, com foco em resultado e crescimento”, afirma Décio Pecin, CEO do CNA. O plano de expansão da rede para 2021 prevê a abertura de 165 novas franquias. Atualmente, a rede possui 635 escolas em operação.
No novo local ninguém terá mesa fixa e contará com salas de reunião e de treinamento, além de espaços colaborativos com mesões e bancadas altas para as pessoas se reunirem. “Sempre houve esse desejo na empresa de trabalhar mais por projetos do que por departamentos”, explica Maicon Scopel, gerente executivo de Recursos Humanos do CNA. A empresa contratou uma consultoria externa, a Falconi, que fez o processo de reestruturação organizacional, indicando o novo modelo de trabalho.
Jornada flexível já é realidade
Desde janeiro de 2021, o CNA adota o modelo de trabalho flexível, em linha com o que outras grandes organizações vêm fazendo, mas algo ainda incomum no setor de franquias brasileiro. “A pandemia nos mostrou que o trabalho em casa continua sendo produtivo”, afirma Scopel. Os colaboradores do CNA podem trabalhar onde desejam em dois dias da semana, indo para o escritório nos outros três. “Observamos que, com o home office, os colaboradores conseguem aproveitar o tempo que gastariam no deslocamento até o escritório para ficar com a família ou usufruir de alguma atividade pessoal. Por isso queremos manter esse modelo híbrido até mesmo quando tudo voltar ao normal”, ressalta Scopel.