A Rockfeller Language Center, rede de franquias de ensino de inglês e espanhol, lançou um programa que oferece uma série de vantagens a quem já é franqueado da marca e quer abrir novas unidades. Batizado de Royal Club, pretende ampliar o número de multifranqueados – atualmente são 13 os franqueados com mais de uma unidade Rockfeller Language Center.
“Um franqueado que já faz parte da rede conhece os processos de gestão, entende o funcionamento do negócio e, com isso, tem mais facilidade em rentabilizar o negócio e em menos tempo”, afirma Elson Mota, gerente de relacionamento da Rockfeller Language Center.
Com o Royal Club, os franqueados que decidirem adquirir mais unidades ganham isenção da taxa de franquia, que varia de R$ 20 mil a R$ 45 mil dependendo do modelo de negócio escolhido.
Multifranqueados ajudam redes a crescer
Os multifranqueados estão cada vez mais presentes nas redes de franquias, justamente porque têm uma curva de aprendizagem e rentabilidade menor. Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que a quantidade de redes que atuam com multifranqueados era de 84% em 2018, contra 68,5% em 2016.
Meta é chegar a 120 unidades até o fim do ano
O programa Royal Club também traz benefícios para os colaboradores da Rockfeller Language Center que desejam se tornar empreendedores e abrir uma franquia. É um caminho que já foi trilhado por 18 franqueados da rede, que anteriormente exerciam funções como funcionários. Assim como acontece para quem já é franqueado da rede e deseja se tornar multifranqueado, os colaboradores que decidem abrir uma franquia também têm isenção da taxa de franquia.
A Rockfeller Language Center encerrou o ano de 2020 com 74 unidades em operação e 22 novas franquias vendidas – sendo que 15 serão inauguradas até o meio de 2021. A meta é encerrar o ano com 120 escolas em operação e receita de R$ 70 milhões. A rede encerrou o ano de 2020 com faturamento de R$ 40 milhões.
O plano de expansão da Rockfeller, que inclui tanto a venda de novas unidades para quem já é franqueado como para quem ainda não faz parte da rede, segue a tendência do setor de franchising de buscar novas praças, fora dos eixos das capitais, indo para cidades que estejam em ascensão de PIB e população. “Possibilitar que mais pessoas tenham, à disposição, uma de nossas escolas é essencial para nós. Aprender um segundo ou terceiro idioma, muitas vezes, é o start para tirar sonhos do papel, sejam eles profissionais ou pessoais”, destaca André Belz, diretor da Rockfeller Language Center. “Nosso plano de expansão é pensado e executado de forma a ajudar mais alunos a conquistarem o mundo com um novo idioma”, afirma.
Para abrir uma unidade da rede o investimento varia de R$ 90 mil a R$ 400 mil, dependendo da cidade e do tamanho da escola. Os valores incluem taxa de franquia, montagem da unidade e capital de giro.