Empreender no Brasil não tem sido uma tarefa fácil, devido aos índices elevados de impostos, burocracias e a falta de apoio aos pequenos empreendedores. Porém, ao contrário desse viés, muitos empresários têm mostrado que é possível começar um negócio até mesmo durante a pandemia. A palavra que mais predomina nesse período tem sido reinvenção. E para que o desafio seja superado é necessário manter o foco, ter planejamento estratégico e treinamento.
Genivaldo Cruz de Oliveira, de 45 anos, acredita que mesmo diante da crise econômica é possível abrir um novo negócio. Tanto que ele inaugurará no próximo dia 26 (sexta-feira), em Itaberaba (BA), uma unidade da franquia Via Certa Educação Profissional, a primeira da marca no maior estado nordestino.
O empresário atua no segmento de educação há 22 anos, com formação em pedagogia, especialista em Políticas Públicas, docência do Ensino Superior e Educação Especial. Por já comandar há 6 anos um empreendimento voltado para acompanhamento pedagógico e atendimento psicopedagógico, Oliveira buscou ampliar o leque de serviços oferecidos com o intuito de transformá-los em personalizados para cada cliente, mantendo a excelência e qualidade nos atendimentos. Por já ter o espaço físico, e materiais, o franqueado investiu cerca de R$ 50 mil para abrir a unidade da rede de franquias Via Certa na cidade.
Itaberaba conta com pouco mais de 64 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), considerada um dos maiores centros regionais do interior nordestino por possuir um comércio forte, considerada cidade polo da região está próximo à Chapada Diamantina e distante cerca de 289 quilômetros da capital do estado.
“O mercado da educação em Itaberaba e municípios circunvizinhos é um mercado promissor, além de ser uma região em desenvolvimento. No entanto, no campo de educação profissional considero que a Via Certa traz um diferencial na qualidade dos cursos ofertados e no suporte presencial através dos colaboradores, assim como nos recursos tecnológicos e materiais que garantem o sucesso na atuação dos profissionais no mercado de trabalho”, afirma otimista o novo franqueado da rede.
Em busca de novos horizontes
Mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, a Via Certa conta com um forte plano de expansão pelo Brasil. Promissor para receber novos empreendimentos, o estado da Bahia tem potencial para abrigar até 190 operações da marca.
Para alcançar as regiões, a franquia trabalha com o sistema de FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área), também conhecido como máster-franqueado. Esse profissional é como um “braço da franqueadora”, que possibilita comercializar novas operações, bem como transmitir know-how de implantação e operação dos produtos e serviços de uma franquia.
De acordo com Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa, a busca é pela comercialização de FDA em cinco regiões da Bahia: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro.
“Estamos prospectando candidatos a FDA para essas regiões, mas também oferecemos opção para que um possível máster-franqueado assuma o estado todo. Para isso, é necessário dispor de um capital maior, já que comandará sozinho várias regiões”, diz.
Transformação digital
A rede apresentou crescimento de venda em novas operações acima do esperado no último ano, em 50%, frente a 2019. Esse desenvolvimento é uma das razões para aceleração de expansão da marca considerada moderna para o segmento, além de ofertar cursos de qualidade com preço acessível.
Entre os principais diferenciais do negócio está a forma em que os cursos são oferecidos aos alunos. Desde a fundação da Via Certa, em 2012, os cursos já eram oferecidos de forma híbrida, alguns módulos podiam ser feitos de maneira on-line e outros eram presenciais com especialistas de determinada área.
Com a pandemia, a rede se reinventou e lançou o Sistema Flex, onde o aluno tem a flexibilidade de escolher como e onde quer estudar. A metodologia é um sucesso entre os alunos antigos e também novos, já que nesse novo sistema, o aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa, bem como também na própria unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha.
“A busca por qualificação profissional no ano passado cresceu em 50%, o que revela a preocupação dos brasileiros em estar disposto a encontrar novas habilidades, atualização, enfim, uma maneira para recolocação no mercado, e assim, a possibilidade de aumentar sua renda”, avalia Shimada.