De uma pequena rede de lojas para um ecossistema completo, Grupo Brasil Pet mira no pequeno empresário do mercado pet

Iniciativas bem sucedidas, como o Programa Afiliados para pequenos empresários, ajudaram a turbinar a expansão da rede de pet shops e clínicas veterinárias em 2020, com 217 lojas e faturamento de R$ 180 milhões

O mercado pet brasileiro tem gerado inúmeras oportunidades para empreendedores, que vão além de vender ração e oferecer serviços de banho e tosa. Assim, tem sido com o Grupo Brasil Pet que, desde 2018, vem evoluindo de uma rede de lojas de pet shop com a marca americana Petland, para um ecossistema completo. Atualmente, a holding é responsável pelas marcas Dra. Mei (clínica veterinária), Afiliado Geração Pet, 100% Pet, Pet Choice (marca própria), Pet Pay (soluções financeiras) e LogLand (Centro de Distribuição).

Na contramão dos players que focam em produto, preço e autoserviço, os modelos de negócios da Brasil Pet têm sido formatados para os pequenos empresários. “Queremos ser um agente transformador do setor pet, extremamente pulverizado, sob a ótica do pequeno. Para isso, é fundamental oferecer as ferramentas adequadas de gestão que ajudem a empoderá-lo”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO do Grupo.

Segundo o executivo, todos os negócios têm potencial para entregar a esse público maior rentabilidade e crescimento sustentável. “Em plena pandemia de Covid-19, criamos o Programa Afiliados voltado a pequenos lojistas, que são muito carentes em gestão, tecnologia e soluções financeiras competitivas”.

Mais de 100 pequenos lojistas participam do Programa. Trata-se de um pacote de benefícios totalmente online com foco em conteúdo e gestão, além de uma agenda carregada de treinamentos. O afiliado também pode vender online, ter acesso a ferramentas de marketing e ao centro de compras.

Velocidade de crescimento

Da primeira loja Petland, aberta em maio de 2014, o Grupo Brasil Pet vem ganhando velocidade na sua expansão, a cada ano. Em 2020, a empresa contabilizou 217 lojas (entre Petland, Dra.Mei e Programa Afiliados), que compõem o faturamento de R$ 180 milhões, das quais 40% das unidades vendidas entraram no segundo semestre. As lojas operam em 23 estados nas principais cidades do país. “Se os ventos continuarem soprando a favor, as perspectivas para 2021 são de crescer 50% e, no médio prazo, atingir 2.500 lojas até 2027”, projeta Albuquerque.

Segundo projeções do IPB (Instituto Pet Brasil), o mercado pet brasileiro apresentou crescimento de 13,5% em 2020 em relação aos números de 2019, e um faturamento na ordem de R$ 40,1 bilhões.

Na parte de tecnologia, a Brasil Pet tem investido no e-commerce e em outras soluções para acelerar as vendas. Desde a aquisição da Geração Pet, em 2019, foram realizados vários testes e integrações de sistemas. O processo foi concluído e, agora, as vendas online ficam concentradas na marca Petland. Entre as novidades da plataforma, uma tecnologia exclusiva de navegação, que permite aos clientes otimizar o tempo de busca dos produtos. Em segundos, é possível saber a quantidade em estoque nas lojas da rede, preço e onde encontrar. Uma nova ferramenta de comparação de preços, em tempo real, também já está sendo testada.

A rede de clínicas veterinária Dra. Mei também ganhará, previsto para o primeiro semestre do ano, o Amei Cloud – um sistema próprio de agendamento e prontuários digitais. Outra novidade é a construção de um Hospital Dra. Mei, com atendimento 24 horas, internação e núcleo dedicado à medicina preventiva, no estado de São Paulo.