Em operação desde 2009, a Dog’s Ville, uma das primeiras marcas de creche canina do Brasil começou a franquear o seu consolidado modelo de negócio. Idealizada por Lucy Onodera, empresária com grande experiência no mercado de franquias no país e apaixonada por cães, a Dog’s Ville, surgiu após uma intensa busca por um espaço para deixar seu pet durante um período de férias. Hoje a Dog’s Ville, conta com serviços de hotel e creche e só em 2019 cresceu o faturamento em 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com o lançamento da franquia a marca projeta uma expansão de mais de 30 novas unidades até 2022.
Há dez anos, quando a primeira unidade da Dog’s Ville foi inaugurada, o mercado pet ainda caminhava. Atualmente o segmento é um dos setores de maior crescimento. De acordo com dados da Abin Pet, o segmento movimentou mais de 22,3 bilhões de reais no país, e o setor de Pet Care registrou crescimento de 8,5%, em 2019.
Segundo Danielle Magagna, sócia e diretora de expansão da Dog’s Ville, a ideia de franquear a marca surgiu ao observarem que apesar da plena expansão do setor, muitos empresários da área buscavam auxílio da marca para questões estratégicas do negócio. “Com a nossa experiência chegamos a um modelo único de gestão. Investimos em metodologia própria que proporciona uma experiência benéfica para cães, cuidadores e tutores.”, afirma a empresária.
Pensando na profissionalização do setor a marca já trabalhava no desenvolvimento de treinamentos e mentorias para o segmento de Pet Care. A Dog’s Ville desenvolveu uma metodologia exclusiva de manejo com os cães, a Cinogogia, uma abordagem científica que promove a socialização e o bem estar de cães com base nos instintos cognitivos dos animais. Essa nova metodologia possui um olhar ampliado pela antroposofia para o desenvolvimento técnico e profissional do monitor de cães, desenvolvida em 3 níveis de evolução, além de trazer métricas que permitem o profissional identificar seu nível técnico, além de considerar o pilar anímico no desenvolvimento do bem-estar. Com isso, a franquia também engloba um modelo de treinamento aos profissionais das novas unidades, pautado nessa metodologia exclusiva.
O investimento para aquisição da franquia da Dog’s Ville é de R$ 280.000,00, e o potencial franqueado terá a sua disposição um sistema em operação testado e aprovado, manuais e protocolos exclusivos com a metodologia Cinogogia, ações de marketing via franqueadora, estudos de geomarketing para a região pretendida de instalação do negócio, assessoria de análise na escolha do ponto, treinamento para gestor e equipe, especialista técnico da franqueadora para eventualidades, entre outros. O possível franqueado passará por entrevista com os gestores da franquia, testes de perfil comportamental e econômico, tudo para garantir que o ecossistema de cuidados caninos mantenha os padrões estabelecidos pela marca e os candidatos à franqueados primordialmente precisarão ser, além dos outros critérios, apaixonados por cães para poderem integrar o time.
A previsão de retorno de investimento é de até 30 meses. E a taxa de franquia é de R$60.000,00 e 6% de Royalties. O modelo seguirá o da matriz, com serviços de creche canina e hospedagens, além de Banho e tosa. A expectativa é que num período de 12 meses a marca consiga atingir ao menos 15 novos franqueados.