Uma pesquisa realizada pelo Sebrae no ano passado aponta que a vocação empreendedora do brasileiro nunca esteve tão em alta. Para 2020, a projeção de “donos do próprio negócio” na população adulta era de 25%. Essa é a taxa mais alta dos últimos 20 anos, e tal marco pode ser atribuído à crise sem precedentes causadas pela pandemia do novo Coronavírus, que fez muitos brasileiros procurarem alternativas dentro do mercado de trabalho.
Ainda assim, surgem muitas dúvidas na hora de tomar a decisão de começar um negócio. Pensando nisso, o CEO e fundador da Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis , Edmar Mothé, separou dicas que ajudam quem ainda está inseguro para dar esse passo na carreira. Empreendedor nato, o capixaba de nascença construiu dois grandes “mundos” em Brasília, onde vive desde seus 22 anos de idade, a Bio Mundo e o Mundo dos Filtros, mas ele conta que não foi fácil começar do zero.
“Longe de casa e ainda muito jovem, eu tinha que começar de algum lugar. Então, vi no mundo das vendas uma oportunidade de mudar minha vida, e foi através dele que eu construí o capital para investir no meu primeiro negócio”, conta.
1 – Adquira experiencia em outras empresas
O primeiro passo apontado pelo empresário como essencial para conseguir construir uma empresa é adquirir experiência em outras. Segundo Mothé, é importante ficar por dentro do funcionamento das instituições para, assim, poder aplicar os conhecimentos adquiridos no seu negócio. Ele, por exemplo, começou como empreendedor no ramo imobiliário, mas antes, atuou como corretor de imóveis durante alguns anos.
2 – Tenha um bom capital (ou investidor) para começar seu negócio
Com o capital adquirido nos anos de trabalho no ramo imobiliário, o capixaba pôde investir em um novo negócio, seu primeiro “mundo”, o Mundo dos Filtros – também em Brasília. A empreitada contou até com propaganda de rádio na voz do icônico Cid Moreira e é, até hoje, uma das mais completas lojas de filtro do Brasil, oferecendo uma grande variedade dentro da categoria. Atualmente, a rede de lojas vende também eletroportáteis, purificadores de ar, eletrodomésticos, umidificadores de ar e produtos de ventilação. 90% da água e 95% do gelo consumido em Brasília, passa por equipamentos vendidos pela nossa empresa.
3 – Planejamento é a chave
34 anos depois, incentivado por uma de suas filhas, veio a ideia de abrir um novo “mundo” e, então, nasceu, também em Brasília, a Bio Mundo. Para isso, porém, o planejamento foi extremamente necessário, tanto financeiro, quanto de expansão da marca pelo Brasil.
“Quando você vai construir um novo negócio, é preciso pensar em onde, como e quanto de dinheiro será aplicado, além de quanto tempo demorará para esse investimento dar um retorno razoável. Você pode até ser sonhador nas vendas, mas tem ser maníaco no planejamento”, comenta o empresário. Ele completa: “Depois, é preciso ver até onde você quer chegar e se o modelo é replicável. Assim, já pode começar um novo planejamento, administrativo e financeiro, para isso”.
4 – Agregue valor a seus produtos – ou serviços
Neste planejamento, segundo Mothé, deve estar incluso o crescimento financeiro e lucro, mas, para isso, é preciso investir em algo que agregue valor a seus produtos. Quais os diferenciais da sua empresa? A Bio Mundo, por exemplo, investiu em linhas própria de produtos, a Bio 365 – lançada em 2020 – e a Natureza Mix – que recentemente ganhou uma nova identidade visual.
A ideia é entregar produtos de qualidade, que unem tecnologia e nutrição para desenvolver suplementos alimentares com ingredientes funcionais e matérias-primas de alto padrão, a fim de enriquecer a dieta e equilibrar a rotina do consumidor moderno. Tudo isso a preços bem acessíveis.
“Com as nossas linhas exclusivas, visamos a democratização do consumo e acesso a produtos que promovem uma vida mais saudável, como suplementos nutricionais, chás, castanhas, entre outros produtos naturais e saudáveis”, explica o CEO da marca.
Além das marcas autorais, o portfólio da Bio Mundo conta com uma ampla gama de produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos.
5 – Invista em algo que reflita seus valores
Outro ponto que agrega valor aos produtos de uma empresa são os valores morais sob os quais a marca foi fundada. Para Mothé, é importante que seu negócio reflita sua maneira de ver o mundo, assim, você atrai um nicho de consumidores fiéis, que os compartilham com você.
A Bio Mundo, por exemplo, tem como seus pilares qualidade, preço, sabor e sustentabilidade, todos compartilhados pela família Mothé, fundadores da marca. “Para nós, era difícil pensar em um negócio que não refletisse sua preocupação com saúde, bem-estar e com o meio ambiente. Além disso, pensamos ser impossível criar um negócio que trabalhe com produtos naturais e saudáveis e que não seja sustentável”, comenta o CEO.
Para ele, essa é uma forma de humanizar seu negócio e, assim, se aproximar do seu público-alvo, fidelizando-o.
Com tudo isso em mente, Edmar Mothé construiu sua trajetória de mais de 40 anos no mercado de empreendedorismo e com muitos cases de sucesso no currículo.
“Não que eu seja um detentor da verdade absoluta ou de uma fórmula mágica para ter sucesso no seu negócio, mas se puder, com os conhecimentos que adquiri – muitas vezes na prática – ao longo da minha carreira, ajudar uma pessoa a realizar o sonho do negócio próprio, isso já me alegra imensamente”, finaliza o empreendedor.