Em primeiro lugar no ranking das 10 melhores cidades do Brasil para empreender, São Paulo mostra-se cada vez mais favorável aos negócios, principalmente para o franchising. Em geral, mesmo as redes de franquias que contam com bastante unidades na região, buscam por mais franqueados.
Para comemorar o aniversário de São Paulo – 25 de janeiro, empreendedores de redes dos mais diversos segmentos falam sobre a importância da capital paulistana para a expansão de suas marcas. Além disso, apresentam seus modelos de negócios com investimentos variados e que cabem em quase todos os bolsos.
Uma delas é a franquia market, que espera conquistar mais nove unidades na capital paulistana, considerando que atualmente a marca conta com apenas uma unidade. Não à toa, uma vez que a rede foi recém lançada no mercado e nasceu diante à crise do novo coronavírus – com objetivo em criar conexão do mercado com o público.
A empresa, que atua com publicidades feitas em saco de pão ecológico, tem André Jácomo como fundador da rede, e diz que a cidade de São Paulo é comercialmente forte e estratégica para o crescimento da Marketing Bag, devido à exposição que a metrópole agrega à empresa e ao produto.
Seguralta, que tem mais tempo de mercado, são mais de 50 anos, conta com 63 unidades, somente na cidade de São Paulo e a rede é pioneira em oferecer serviços de seguro.
“São Paulo é um terreno fértil para o nosso modelo de negócio mais vendido – home office e, principalmente, para o futuro do nosso mercado, pois temos muitos franqueados da cidade trabalhando na nossa central de leads e fechando negócios de forma on-line. As franquias da cidade, assimilaram bem o modelo e conseguem obter sucesso com ele”, diz Nilton Dias, diretor comercial da rede.
Espaço Nails e Espaço Make, que somam juntas 25 franquias na cidade, mostram a força do segmento de beleza. “São Paulo é a principal cidade da América Latina, por causa de seu potencial econômico e comercial. É um berço de oportunidades”, declara Kelly Nogueira, fundadora de ambas as marcas.
Com o propósito de realizar o serviço de manicure e alongamentos de unhas, a Espaço Nails chegou ao mercado em 2015. Cinco anos depois e durante uma pandemia, a empresária decide lançar mais uma marca, dessa vez com foco na comercialização de cosméticos, com preço fixo de R$10 reais, a Espaço Make.
A pioneira em comida típica brasileira na caixinha, Brasileirinho Delivery está no mercado há 7 anos, levando suas refeições para diversas regiões do país. Na capital, a rede conta com 22 unidades.
“São Paulo fornece uma visibilidade maior da marca, pois trata-se de uma metrópole expressivamente urbana, da qual o nosso conceito se ajustou perfeitamente. Como nesta cidade, que as pessoas possuem uma rotina corrida, vemos um pouco de toda a cultura do país praticamente, queríamos levar dentro da nossa caixinha exatamente isso, ou seja, uma comida brasileira”, revela Jhonathan Ferreira, fundador da rede.
Também no segmento alimentício, mas especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia, o Instituto Gourmet tem um grande número de unidades em São Paulo, 34 franquias. Contudo, almeja expandir ainda mais.
“Se existe uma localidade promissora para os negócios, essa cidade é São Paulo, muito conhecida por sua riqueza econômica. O faturamento do Estado é um reflexo do alto número de unidades que estamos abrindo em todo território paulista. Empresários que investem em grandes capitais como esta duplicam suas chances de crescimento, ainda mais implantando um modelo de negócio sólido, testado e estruturado como a nosso. Estamos focados em expansão, ainda mais na região”, anuncia Glaucio Paiva Athayde, sócio diretor da rede. O Instituto foi criado para os amantes da culinária com opções de cursos de curta ou longa duração, flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
Com mais de 5 mil alunos matriculados em toda rede, a SuperGeeks, primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil, também considera São Paulo importante para os planos de expansão e conta com quatro unidades na cidade. A rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.
Outra rede de franquias indispensável na capital paulistana é a Mary Help, primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. Somente na metrópole ela conta com 39 unidades. “A rede de franquias Mary Help nasceu paulista em 2011 no município de São José do Rio Preto e virou paulistana em 2013 quando inaugurou sua primeira unidade franqueada em São Paulo, no bairro do Tatuapé. Hoje a rede concentra quase um terço de suas 124 unidades nesse município, no qual se orgulha de ser a referência número um na intermediação de diaristas”, José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.
A gama de serviços que a Mary Help oferece vai além das faxineiras, os clientes podem agendar e contratar os serviços de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.
Além dessas, temos a Fast Escova, que almeja expandir ainda mais na região.
Especialista em saúde, beleza e bem-estar, possui três franquias operando em São Paulo e logo mais inaugurará mais uma.
Preparando cookies e cafés com maestria, a Duckbill Cookies & Coffee, enxerga em São Paulo uma localização bastante oportuna para os negócios. São 14 unidades na cidade e mais três a serem inauguradas.
Por fim, o N1 Chicken, conta com 12 unidades na cidade e relata não ter mais disponibilidade para investimento. Por ser considerado um negócio de exclusividade. Já nas regiões com cidades vizinhas à capital, onde já conta com 66 unidades, a rede tem 99 áreas disponíveis para negociação.
A rede, que tem como carro chefe a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade (temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira), embora não pretenda aumentar seu número de estabelecimentos na cidade, reafirma a importância dela para a visibilidade da marca e consequente expansão em outras regiões.
“A cidade de São Paulo é estratégica não só pelo tamanho populacional, mas como centro de negócios e turismo. Pessoas do Brasil e do mundo todo estão sempre de passagem, fazendo com que a visibilidade da marca seja grande, chamando atenção não só de clientes para a região quando voltam para suas cidades de destino, procurando saber se há alguma na própria cidade para frequentar ou investir”, diz Luiz Henrique Castro, do N1 Chicken.