A Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense, marcou presença em dois rankings de Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil promovidos pela consultoria global GPTW. Criada nos EUA nos anos 1980, a GPTW atua hoje em 90 países e se tornou referência por sua certificação e ranking de melhores práticas no ambiente de trabalho.
A Maple Bear passou da 15º posição para a 9º no ranking GPTW de multinacionais até 99 colaboradores e a escola de Maceió da rede foi escolhida a melhor empresa para se trabalhar em Alagoas. Esta foi a 2ª edição do ranking nacional para multinacionais em parceria com a Revista PEGN, contando com mais de 1,1 mil inscritos e 100 companhias certificadas.
“Somos uma empresa relativamente jovem e, mesmo assim, já conseguimos figurar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo, o que nos orgulha muito e mostra que nossos esforços estão na direção certa. Na Maple Bear, o cuidado com a equipe é um de nossos valores centrais. Acreditamos que se cuidarmos bem do time, ele cuidará bem dos nossos alunos, famílias e franqueados. Promover uma experiência marcante desde o primeiro contato e dentro de cada etapa da jornada dentro da empresa é nosso objetivo. Empoderamos e abrirmos espaço para todos aplicarem seu máximo potencial, utilizarem todas as suas habilidades e se desenvolverem de forma autônoma e divertida. Isso com plena transparência, clareza e confiança”, afirma Roberto Publio, Diretor de Gente, Gestão e Inovação da Maple Bear Latam
A certificação e a posição no ranking são concedidas com base em duas etapas de avaliação: a quantitativa (pesquisa de clima organizacional) e a qualitativa (avaliação das práticas de RH da empresa). O índice geral (Trust Index) da Maple Bear no ranking de multinacionais até 99 colaboradores foi de 93%, sendo que a franqueadora teve bons desempenhos em todos os 5 pilares analisados: Credibilidade, Respeito, Orgulho, Imparcialidade e Camaradagem.
Com mais de 80 colaboradores na franqueadora, a Maple Bear investiu no desenvolvimento de uma sólida cultura corporativa desde que foi adquirida pelo Grupo SEB em 2017. “Nossa cultura é fortemente inspirada na autonomia, no despertar do interesse pelo conhecimento, no respeito e valorização da diversidade e no aprendizado por projetos, atributos tão característicos da metodologia educacional canadense”, conta Publio. A empresa é 100% gerida por projetos e não há áreas funcionais, nem hierarquia. O time está organizado em 30 squads multidisciplinares com missões bem definidas, incluindo equipes e orçamentos dedicados a inovação e experimentação. Todos os colaboradores têm o mesmo nível de acesso a informações, incluindo indicadores, planos e metas de negócio.
Durante a pandemia, além de colocar 100% da equipe em home office, a rede compôs um mix de ações passando desde o reconhecimento/celebração dos esforços dos colaboradores, equilíbrio mental (como aulas de meditação), atenção à saúde até a integração de novos talentos, seja por meios virtuais ou até com iniciativas físicas na casa das pessoas. Com isso, o turn over é inferior a 5%, o índice de eNPS (employee NPS) é de 92 pontos – um dos melhores do mercado.
Já em Alagoas, o prêmio Great Place to Work é realizado desde 2015 pela consultoria GPTW em parceria com a Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Em 2020, a escola Maple Bear Maceió ficou em primeiro lugar, a frente de uma construtora e até uma empresa de saneamento. “Assim como a rede, buscamos trazer para o nosso negócio os valores da educação canadense. Com isso, em 2020, investimos muito em uma maior cooperação entre os colaboradores e as áreas de trabalho e na diversidade de pessoas e opiniões. É uma grande satisfação ver na prática que criar um ambiente propício à educação e ao desenvolvimento das crianças também se traduziu em um ótimo ambiente de trabalho”, afirma Alessandro Queiroz, diretor da Maple Bear Maceió.