O mercado de odontologia é um dos que mais crescem no País atualmente, e são expressivos: 1 em cada 5 cirurgiões do mundo estão no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta hoje com 339.450 cirurgiões dentistas. O Estado de São Paulo concentra a maior parte deles: 99.735 profissionais atuam nesta especialidade. Em segundo lugar, está Minas Gerais, com 39.675.
De acordo com o CFO, o segmento de odontologia faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos. O setor de franquias odontológicas é uma escolha bastante rentável para dentistas que desejam aumentar o lucro de sua operação. Isso porque o segmento de saúde é um dos que mais cresce no mercado de franchising. Só no terceiro trimestre do ano passado, o setor apresentou um faturamento de R$ 8,2 bilhões, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2020, foi um dos setores com menor queda (-3%) durante a pandemia.
“As franquias odontológicas são uma ótima opção para dentistas que buscam estabilidade financeira e serviços de qualidade alinhado com inovação e tecnologia”, diz Denis Santini, especialista em marketing para o mercado de franquias. “A grande vantagem é quando você pensa na gestão do negócio, porque a franqueadora compartilha com o franqueado – que muitas vezes não tem esse know-how de gestão – um plano de negócio que já foi testado naquele segmento e funciona muito bem”, destaca Santini.
Segundo dados do CFO, nove em cada 10 brasileiros, vão ao consultório odontológico, uma vez ao ano, pelo menos. Os estudos mostram que o que leva mais brasileiros às consultas com dentistas é a preocupação com a estética bucal. “Isso mostra que estar atento às tendências do mercado é, também, estar munido de conhecimento para dele favorecer-se”, afirma Santini.
Oral Unic cresce na contramão da crise
A rede de clínicas odontológicas premium, Oral Unic, tem dobrado de tamanho a cada ano desde a sua inauguração em 2016. No seu segundo ano de vida (2017), a rede chegou a dezembro com 12 clínicas abertas. Em 2018, já eram 30 unidades. Em 2019, 57 clínicas em operação. Em 2020, já são mais de 82 unidades funcionando (dos mais de 170 contratos assinados), com a meta de encerrar o ano com 110 unidades em funcionamento. “Temos um plano de negócio muito estruturado, que tem resultado nesse crescimento acelerado da nossa rede”, explica Nadim Farid, fundador e CEO da Oral Unic.
Ao pensar o cenário econômico durante a crise do coronavírus no Brasil, muitas empresas foram forçadas a se reestruturar no modo digital e o mercado de franquias se renovou. Indo na contramão do que acontecia no mercado, a Oral Unic conseguiu se adaptar e continuou crescendo em 2020. “De março a setembro, fechamos 48 novos contratos, sendo 29 deles nos meses mais críticos da crise (de março a julho)”, destaca Nadim. “Temos uma rede de franqueados bastante alinhada, isso é fundamental para o crescimento orgânico que buscamos”.
O faturamento total da rede acompanha o ritmo de crescimento acelerado. A Oral Unic encerrou 2019 com uma receita de R$ 203 milhões, crescimento de 126% em relação a 2018. Para 2020, o objetivo é faturar R$ 386 milhões. “Em julho deste ano, tivemos o faturamento recorde de R$ 40 milhões em único mês. Estamos confiantes que a apesar das adversidades deste ano, conseguiremos manter o nosso ritmo”, diz Nadim.
Para ser franqueado da marca, é preciso investir a partir de R$ 900 mil. A Oral Unic também possui o modelo Smart, a partir de R$ 650 mil, que foi pensado para cidades a partir de 50 mil habitantes e PIB de R$ 120 mil. Cada unidade fatura, em média, R$ 400 mil reais. O prazo de retorno para o capital investido é de 18 a 24 meses. Em maio, a rede lançou uma nova franquia no mercado, a Face Unic, com foco em harmonização facial, e já fatura cerca de R$ 120 mil por mês.