Especialistas apontam que é também em meio à crise que as pessoas não só podem, como devem investir em novos negócios. Segundo Lucas Atanazio, CEO do Grupo ATNZO com mais de 1.400 franquias em sua carteira de clientes, os investidores mais inteligentes sabem que daqui a alguns meses, as coisas começam a se estabilizar. O período de implantação de um negócio leva meses, então quando a estabilidade microeconômica voltar a respirar, fazendo com que os consumidores voltem a gastar seu dinheiro, são esses negócios que foram abertos em um período conturbado que eles irão procurar.
“Muitas pessoas têm também dúvidas sobre começar o próprio negócio do zero ou através de uma franquia. Então eu explico que a franquia é licença para usar a marca e tecnologia de um determinado negócio, assim como seus produtos ou serviços cedidos mediante condições firmadas no contrato de franquia de cada marca. Quem está cedendo os direitos é chamado franqueador e quem recebe os direitos de uso da marca, assim como seu suporte, é chamado de franqueado”, esclarece Lucas.
As franquias nascem de negócios independentes que dão certo e são replicados em modelos de negócios formatados, fornecendo a outros empreendedores segurança para a implantação em suas comunidades.
De acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), depois de um período desafiador no segundo trimestre de 2020, o setor de franquias acelerou sua trajetória de recuperação em julho, registrando uma redução média de faturamento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2019. É o terceiro mês consecutivo de recuperação, sendo que a taxa de julho é significativamente menor do que os 48,2% em abril, os 41% em maio e os 30,1% em junho. Tal desempenho é atribuído à melhora do quadro geral da economia e do setor, incluindo agendas mais avançadas de reativação econômica, maior número de unidades em operação, fortalecimento dos canais digitais e à melhora na confiança por parte do empresariado e do consumidor. A manutenção dos juros em níveis historicamente baixos e os programas de renda emergencial também impactaram positivamente.
Bastante vantajoso, o segmento de franquias é uma opção segura para quem quer começar um negócio. Investir em uma franquia traz mais segurança e, diferentemente de ter que começar do zero com um negócio independente, usar uma marca já testada e reconhecida no mercado, é estar praticamente a um passo do sucesso. Além de economizar tempo e dinheiro, o franqueado contar com apoio operacional, estratégico, todo know-how da franqueadora e menor tempo de retorno de investimento.
O franchising conta com redes dos mais diversos segmentos e para todos os bolsos. Confira algumas opções separadas por valores de investimentos, dos mais baixos aos mais altos.
Modalidade com baixo investimento (a partir de R$ 5.500,00 mil)
Marketing Bag – Divulgação – ALTA 03 (002)Marketing Bag: Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com fácil implantação e alta rentabilidade.
SuperGeeks: Primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.
Sonhagro: Presente no mercado há mais de cinco anos, a rede é especializada em soluções completas de crédito rural e visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.
Seguralta: Com mais de 50 anos de mercado e presente com unidades em todo o país, a rede é a pioneira em oferecer serviços de seguro.
Mary Help: Primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços Mary Helpoferecidos vai além das faxineiras, os clientes podem agendar e contratar os serviços de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.
Espaço Make: Fundada durante a pandemia com o intuito de gerar emprego e comercializar diversos cosméticos a preço popular. A Espaço Make está presente em dois Shoppings e um terminal de ônibus na Cidade de São Paulo.
Modalidades com investimento médio (de R$ 119 a R$ 250 mil)
N1 Chicken: Marca brasileira que se apoia em três pilares para conquistar cada vez maior dos clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.
Espaço Nails: Fundada em 2015, a rede Espaço Nails by Kelly Nogueira possui 6 unidades próprias e 7 franquias, presentes em diversos Shoppings na cidade de São Paulo. Especializada no serviço de manicure, alongamentos de unhas, entre outros, é uma das mais famosas esmalterias da área, atendendo mais de mil pessoas por mês em cada unidade.
Brasileirinho Delivery: Pioneira em servir comida típica brasileira na caixinha, a Brasileirinho Delivery está no mercado há 7 anos, levando refeições tipicamente brasileiras para diversas regiões do país.
Instituto Gourmet: O Instituto Gourmet é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.