A Óticas Kohls, marca de óculos alemã reaberta no Brasil depois de cem anos, segue em expansão de sua rede de franquias pelo país. Revitalizada no ano passado, a marca centenária alia qualidade e tecnologia alemã a design inovador e desponta como uma das principais redes de franquias no segmento ótico, mesmo em tempos de pandemia.
A rede, comandada pelo trineto do fundador August Emil Julius Kohls, o empresário Allan Comploier, possui três unidades em operação, sendo a matriz na capital paulista e duas unidades em Recife, no estado de Pernambuco. Contudo, otimista com o potencial da marca no mercado brasileiro, a franchising espera abrir mais franquias em São Paulo e em outros estados.
Por pertencer a um segmento classificado como “essencial”, a rede pôde permanecer com as portas abertas mesmo no período agudo da pandemia. Por esse motivo, apesar da iminente retração econômica, os prejuízos financeiros causados pelo isolamento social foram menores que de outros ramos do varejo.
“Do início de julho ao presente momento, o cenário tem se mostrado próspero. A rede recuperou e até excedeu a média diária de faturamento que obtinha antes da pandemia. Isso mostra que havia uma demanda represada do consumo de óculos de grau e solares”, explica Comploier.
Qualidade aliada a preço competitivo
Com tecnologia alemã e design inovador, a franchising possui uma série de fatores que a tornam uma forte concorrente no mercado brasileiro. Além de possuir laboratório próprio, que agiliza a produção dos óculos, fabricados em até 1 hora – caso não seja necessário nenhum tratamento especial -, a Kohls é a única ótica no país a oferecer 5 anos de garantia nos óculos.
O preço único das armações a um valor competitivo de R$ 59,90 também é outro diferencial da marca, a qual oferece óculos de titânio de alta qualidade pelo mesmo preço – um grande destaque competitivo em tempos de pandemia. A rede também conta com exclusiva tecnologia de tratamento Kohls® Diamant 4K nas lentes, que oferece amplo campo de visão, hidro repelência, antirrisco, proteção contra luz azul e radiações UV, anti reflexo e anti estaticidade.
Expansão e oportunidades
Segundo Comploier, os mercados-alvo da expansão da rede são as regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma significativa demanda pelos serviços da marca. De acordo com o empresário, os estados visados no Sudeste são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e no Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Além de contar com a força da marca, a qual atende mensalmente mais de 600 clientes em suas unidades e possui um faturamento anual próximo a R$ 1 milhão de reais, os franqueados conferem condições especiais. A Kohls oferece isenção da taxa de franquia e carência de royalties e taxa de marketing nos quatro primeiros meses para virada de bandeira, além de oferecer suporte ao franqueado com consultorias, treinamento e software de gestão.
Apesar do alto número de interessados nos últimos meses, Allan Comploier explica que a franquia busca uma expansão cadenciada, visando manter seu padrão de qualidade. Para isso, a marca lançou um sistema de seleção de franqueados. Além disso, também é realizado um teste DISC para entender se o candidato possui o perfil ideal para a marca.