Empresários diversificam investimentos com franquias do Mercadão dos Óculos

Rede é uma das maiores e a mais premiada do Brasil; em 2020, mesmo com a pandemia já inaugurou mais de 72 lojas

O franchising é um dos setores mais sólidos do Brasil. Em 2019, faturou mais de R$ 186 bilhões e, apesar da pandemia deste ano, já apresenta forte recuperação. Por isso, empresários buscam nas franquias uma forma de diversificar investimentos, como acontece em muitas unidades do Mercadão dos Óculos, a mais premiada rede de óticas do Brasil e uma das maiores do país.

O grupo de sócios formado por Helder Maurílio Izidoro Teixeira, Carlos Eduardo Pinheiro Vieira, Diogo Pinheiro Batalha, Rafael dos Santos Xavier e Diogo Folly Cruz é um exemplo. Os empresários já tinham experiência no franchising com outras marcas e, ao conhecerem o Mercadão dos Óculos por meio de uma reportagem, viram uma oportunidade de começar um novo negócio juntos.

“Escolhemos o Mercadão dos Óculos pelo negócio de ótica em si, que vem em constante crescente junto com a longevidade da população; e pelo fato de poder entregar saúde visual ao cliente aliada a produto de qualidade e preço justo”, comenta Xavier.

“O Mercadão dos Óculos tem uma característica peculiar: 90% dos franqueados, antes de adquirir uma franquia, nunca tinham trabalho no ramo óptico. Isso mostra o sucesso do modelo de negócio, a qualidade dos produtos e todo apoio da franqueadora”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo da rede.

De acordo com o Xavier, o que mais chamou a atenção foi a possibilidade de a gestão influenciar diretamente na performance da loja. “A franquia dá a receita do sucesso, cabe ao gestor aplicar e atuar de forma agressiva na captação de potenciais clientes”.

A unidade foi inaugurada em setembro, Itaperuna (RJ), e obteve um ótimo resultado. “Conseguimos fazer o maior número em vendas de um primeiro dia, em 2020, de toda rede”, destaca. O sucesso levou à compra de mais duas lojas, em Taubaté (SP) e no Centro de Belo Horizonte (MG).

Nova oportunidade

Os irmãos Naiara Patricia e Francisco Nagib Richene, formados em Relações Públicas e Publicidade, respectivamente, há 12 anos trabalham em uma agência de comunicação própria em Macapá (AP). Em 2018, a conversa sobre diversificar investimentos evoluiu e Naiara visitou a ABF Franchising Expo, em São Paulo.

“Eu sempre pensei que esse novo investimento teria de ser algo formatado, que tivesse processos definidos, e a franquia é uma ótima opção”, explica.

Dentre as várias opções da feira, os irmãos acreditaram no negócio do Mercadão dos Óculos e compraram a loja em dezembro de 2018. No entanto, a franquia só foi inaugurada em setembro de 2020 – a procura de um ponto que seguisse o padrão da rede e a pandemia influenciaram nesse espera. E valeu a pena! “Iniciamos com ótimos resultados e já temos a intenção de investir em outras unidade”, destaca.

Expansão nacional

Apesar da pandemia, o Mercadão dos Óculos segue em plena expansão. Desde o começo do ano, a rede já inaugurou mais de 72 unidades. Em setembro, foram 12 nas cidades de Chapadão do Sul (MS), Foz do Iguaçu (PR), Fraiburgo (SC), Garça (SP), Ijuí (RS), Itaperuna (RJ), Itapira (SP), Londrina (PR), Macapá (AP), Passos (MG), Porto Alegre (RS) e Vera Cruz (RS). “A pandemia não mudou nosso planos. Temos a previsão de inaugurar mais 120 unidades neste ano”, diz Freitas.

Em maio, o Mercadão dos Óculos investiu em um nova tecnologia de vendas, o VisioLens, e em lentes de marca própria, a Eurolux e a Euromix. “Com o VisioLens, o atendente realiza uma venda mais didática. Além disso, com nossas lentes de marca própria, o franqueado tem maior margem de lucro. Tudo isso contribui para a rentabilidade da unidade”, diz Fábio Nadruz, diretor de operações da marca.

Outra novidade do Mercadão dos Óculos foi a parceria com a multinacional Marcolin, em que a rede terá exclusividade no Brasil para vender as marcas Gant e Skechers.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.