Foco total em produto, processos e pessoas é estratégia de franquias que crescem rapidamente no mercado

Segundo estrategista do segmento, Lucas Atanazio, além da análise dos três Ps, visão macro, fortes parcerias e definição do público-alvo são essenciais

Pode parecer uma tarefa difícil, mas em momentos de instabilidade econômica é importante para quem tem o próprio negócio, mudar a maneira de enxergar o mercado e ficar atento às alterações nos hábitos de consumo da população, caso queira permanecer operando. Também é possível crescer, pois é justamente nestes períodos que as oportunidades surgem, mas é importante saber aproveitá-las. Redes de franquias que querem expandir suas operações devem ter estratégia e estrutura para crescimento e, principalmente, estarem cercadas de profissionais competentes.

Estrategista do franchising, CEO do Grupo ATNZO, com mais de 1.400 franquias em sua carteira de clientes e Imortal da Academia Brasileira de Escritores, Lucas Atanazio Vetorasso conta algumas estratégias adotadas para que planos de expansão de franquias sejam bem sucedidos, principalmente em momentos de crise. Com 27 marcas em expansão e faturamento de R$ 30 milhões, o Grupo ATNZO se destaca pela expertise na formatação e expansão de franquias com um processo multidisciplinar.

“Investidores experientes sabem que são nesses momentos que se criam os maiores impérios. Nos preparamos e traçamos estratégias de marketing e engajamento em todos os setores para proporcionar total segurança aos nossos clientes”, declara Lucas.

Seguindo o exemplo de um dos clientes do Grupo ATNZO – Poppys, rede de franquias especializada em Smash Burgers, que conta com duas unidades em São José do Rio Preto (SP) e mais de 20 em processo de acolhimento, outras franqueadoras também podem obter êxito no seu processo de expansão e em pouco tempo. A Poppys vem crescendo tanto que expectativa é até o final de 2020 ter 100 unidades comercializadas com pelo menos metade delas em operação e em 2021, alcançar a estimativa de 200, sendo todas elas senão a grande maioria, em operação.

Segundo Lucas, para ter sucesso no modelo de negócio e, consequentemente, no processo de capilaridade de sua franquia, o empreendedor deve pesquisar o mercado que ele quer atuar, ter uma visão macro, com foco e análise sempre nos três Ps (Produto, Processo e Pessoa), criar uma teia de parceiros fortes e definir o público alvo.

“O que resume tudo isso é estratégia e competência, temos que pensar que o investidor que busca uma franquia procura um modelo de negócio já testado e estruturado. Antes de pensar em crescimento, ele tem que estruturar a rede em todos os aspectos, desde a documentação, fornecedores e analisar a melhor estratégia se será em espiral, ou se a implantação pode ser viabilizada em âmbitos territoriais maiores”, explica.

Ainda de acordo com o estrategista, no início da pandemia do novo coronavírus, o Grupo ATNZO aconselhou as franqueadoras a reduzirem valores de locação e períodos de carências para todos os franqueados, além é claro das taxas de aplicativos de entrega. Com isso, o Grupo e seus clientes viram oportunidades surgirem e souberam aproveitar todas elas, como negociação de valores de equipamentos e insumos.

A dica que o fundador do Grupo ATNZO dá para as redes se destacarem na comercialização de suas franquias, é que elas proporcionem ao franqueado acolhimento, que consiste em auxiliá-lo a encontrar a melhor área para implantação da sua unidade, orientá-lo para abertura da sua empresa, além de oferecer treinamentos administrativos, financeiros, de marketing e operacional, que fazem com que o franqueado tenha uma melhor gestão. A franqueadora deve acompanhar a inauguração de cada unidade e oferecer um sistema de fácil gestão e controle de caixa. Em suma, o franqueado deve ter todo o suporte necessário para que a unidade funcione com leveza e alta lucratividade.

Considerando o caso de sucesso da Poppys Smash Burger, Lucas explica que seu crescimento está atrelado às características do negócio, além do fato de não ser um modelo de negócio de nicho, o cardápio atender à todos os públicos e de oferecer um baixo investimento. “Nossas estratégias de marketing fazem com que a marca seja de alcance de todos os públicos e de grande engajamento. A Poppys é divertida, o slogan do “sem blá blá blá” e o “Tio Poppys” criam um contato maior com o público final, além de todas as estratégias que temos de lançamentos de produtos de acordo com a absorção e pedidos dos nossos consumidores, que levam uma fidelização e identificação maior do nosso público alvo”.

Pertencente ao Grupo ATNZO, a Poppys foi lançada por Lucas Atanazio, que enxergou a carência do mercado por alimentação descomplicada e saborosa, depois de análises e estudos de viabilidade, assim como testes de produtos e criação de parcerias com importantes fornecedores. “Fiz o lançamento após entender a tendência do mercado de descomplicação gastronômica e do investidor por um modelo de negócio enxuto com alta lucratividade. A rede leva ao consumidor final lanches com valores altamente atrativos e competitivos”.

Além de auxiliar diversas redes de franquias para que consigam sobreviver ou mesmo crescerem neste momento de pandemia, Lucas Atanazio diz que este também é um bom momento para se investir no próprio negócio “Felizmente neste período de pandemia, o Grupo ATNZO registrou uma demanda maior de pessoas que desejam investir seus dinheiros em franquias, exatamente pelo segmento oferecer toda a segurança e know-how necessários para superar toda essa instabilidade”, finaliza.