O MOMENTO É DE EMPATIA
Assim como para o profissional, o momento é de readaptação e cautela para o cliente. Por isso, uma das orientações inclusas no protocolo de ensino do Instituto Embelleze, a maior rede de ensino profissionalizante de beleza da América Latina, é trabalhar a empatia.
“Orientamos todos nossos alunos, ao realizarem atendimentos, seja em salões ou a domicílio, a se colocarem no lugar do cliente. Sempre pensarem no que ele julga necessário em um estabelecimento quando precisa de qualquer tipo de serviço. Eu quero que todos estejam de máscara? Então também vou exigir isso no meu negócio. Fico mais tranquilo quando medem a temperatura das pessoas? Então também vou seguir esse protocolo. Me sinto seguro quando vejo um ambiente higienizado? Então vou sempre manter meu estabelecimento limpo”, conta Douglas Baptista, gestor pedagógico da rede.
Para o profissional, seguindo esse protocolo, todos os outros acabam sendo consequência. “Orientamos o profissional a se colocar no lugar do cliente antes de tudo e entender que a situação de quem vai receber o serviço é tão delicada quanto a de quem está oferecendo”, complementa.
TRANSPAREÇA OS PROTOCOLOS QUE ESTÃO SENDO SEGUIDOS
No caso do Instituto Embelleze, todas as unidades estão sendo preparadas e adaptadas para o retorno das aulas presenciais. Alexandro Torres, supervisor do Comercial e Marketing da unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, comenta sobre os ajustes estruturais que estão sendo feitos no ambiente. “Já na entrada é possível ver as mudanças. Tapetes sanitizantes para a sola dos calçados, balizadores para ordenamento de filas, além de um banner explicativo. Já na parte interna, estão sendo instaladas divisórias de acrílico para as mesas de atendimento do curso de manicure, divisórias plásticas entre as cadeiras para o curso de cabeleireiro e dispensadores de álcool gel em todo a unidade”, conta.
A internet tem sido grande aliada das pessoas durante a pandemia, principalmente dos empreendedores, que têm encontrado nas redes sociais o espaço para se manterem próximos dos clientes. A plataforma, exclusiva para os alunos Instituto Embelleze, e as mídias sociais, como o Instagram, têm sido peça chave para divulgar, por exemplo, as orientações específicas de higiene preparadas especialmente para cada curso. Durante as aulas, a rede tem mostrado a importância da internet neste momento para que os alunos que já atuam no mercado, comuniquem seus clientes dos esforços que têm sido feitos para que os atendimentos continuem da maneira mais segura e transparente possível.
De acordo com o gestor pedagógico, as pessoas não podem mais fazer cursos profissionalizantes sem aprenderem o poder das redes sociais e da internet como um todo para a divulgação e valorização do trabalho. “Sempre buscamos destacar em sala de aula como as mídias sociais são parceiras dos empreendedores, principalmente para quem está iniciando a carreira. Damos dicas de como conquistar visibilidade nas principais redes sociais, como criar conteúdos interessantes e que abram espaço para a interação dos seguidores, e como demonstrar que o seu trabalho é realmente profissional e agora momento que vivemos, ainda mais seguro”.
ORIENTE QUE OS CLIENTES TAMBÉM SIGAM AS RECOMENDAÇÕES
No Instituto Embelleze, as recomendações para a retomada envolvem o uso de máscaras e luvas descartáveis, protetor facial de acrílico, higienização de macas e cadeiras, antes e depois de cada atendimento, e higienização diária e constante de materiais. As mesmas recomendações seguem para os atendimentos pessoais dos alunos. “Recomendamos aos alunos que possuem salão próprio que inclua medidas de segurança, como medir a temperatura do cliente e ter um tapete de higienização dos calçados. É uma forma de manter o atendimento ativo e seguro a todos”, sinaliza Douglas.