Feira Virtual de Franquia fomenta negócios no interior do Estado de SP

Potencial econômico da região estimula o empreendedorismo

O Estado de São Paulo é o que mais movimenta a economia do Brasil. Somente em 2019, o PIB do Estado atingiu R$2,38 trilhões, resultado 2,5% superior em 2018. Não é à toa que muitas pessoas apostam em abrir negócios na região mais promissora, economicamente, do país.

Muitos desses investidores estão “fugindo” dos grandes centros e investindo no interior paulista. O estresse diário acarretado pelo trânsito, bem como o valor do aluguel de imóveis são alguns dos quesitos apontados por pesquisadores para quem busca abrir um negócio fora da metrópole.

E é voltado ao potencial do interior do Estado de São Paulo que ocorre no próximo dia 27 de agosto mais uma edição da Feira Virtual de Franquia com a participação de cerca de 45 redes. Trata-se de uma reunião on-line com futuros empreendedores que desejam abrir o negócio próprio sem a necessidade de se deslocar, otimizando o tempo de ambas as partes e gerando economia para as franqueadoras, já que não há gastos com stands, deslocamentos, hotéis e alimentação, como ocorre em uma feira presencial.

Interior próspero

A interiorização é uma das apostas das redes de franquias de todo o país. Ainda há um espaço gigantesco e lucrativo para quem busca empreender em cidades chaves do interior e até mesmo em cidades pequenas carentes de bons serviços. Há oportunidade de mercado em todos os segmentos.

“Muitos modelos de negócios têm se adaptado para atuar regionalmente e ganhar mercado. Saber identificar se o produto/serviço que oferece é apropriado para a região que busca atuar; analisar o seu público-alvo; concorrência, entre outros fatores é fundamental para que a marca tenha sucesso em qualquer lugar. Franqueadoras e futuros empreendedores têm observado grandes oportunidades no interior”, diz o diretor executivo da feira, Ricardo Branco.

Cidades potenciais

Cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Sorocaba, Barueri, Guarulhos, São José do Rio Preto e Sorocaba têm atraído olhares de redes de franquias de diversos segmentos.

Algumas cidades vem se destacando pelo potencial de consumo e pelas oportunidades que oferece. A região de São José do Rio Preto possui diversas cidades que se destacam no franchising. A cidade rio-pretense é tida como polo empreendedor, já que muito das redes atuantes no mercado nasceram em São José do Rio Preto. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao primeiro trimestre deste ano, o número de redes atuantes na cidade cresceu em 10%, saltando de 309 marcas em 2019 para 340 em 2020. Já em número de unidades esse crescimento é ainda maior, de 16%. A cidade tinha 666 unidades no primeiro trimestre do ano passado e este ano somou 773 operações ativas.

Ainda segundo a Associação, o segmento de Alimentação puxou esse crescimento. Hoje são 218 unidades, o que representa 28,2% a participação em número de operações, um crescimento de 3,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. A lista é seguida pelo segmento de Serviços e Outros Negócios que hoje contabiliza 135 unidades, enquanto que em 2019 o número era de 57, ou seja, variação de 136,8%. Em seguida vem Saúde, Beleza e Bem Estar (104 unidades); Moda (89 unidades); e Casa e Construção (57 operações).

A cidade turística de Olímpia também desponta como um local propício a receber novos negócios. Com população estimada em pouco mais de 54 mil habitantes recebe cerca de 3 milhões de turistas anualmente impulsionado indiretamente o desenvolvimento de vários setores, gerando emprego, renda e qualidade de vida. No primeiro trimestre a cidade registrou um aumento de 25% no número de marcas na cidade.

O município de Ribeirão Preto vem apresentando notável crescimento no interior. Houve uma variação de 12% na quantidade de redes de franquias, passando de 368 para 411 durante o primeiro trimestre. Em número de unidades ocorreu um crescimento de 8% no mesmo período, passando de 769 para 852.

Campinas registrou 1720 unidades franqueadas no 1º Trimestre de 2020 segundo dados da ABF. São 580 redes presentes no município. Distante apenas 100 quilômetros da capital, possui mais de 1 milhão de habitantes. O PIB (Produto Interno Bruto) da Região Administrativa de Campinas chegou a R$ 1,135 bilhão no terceiro trimestre de 2019, atingindo o maior nível trimestral desde o início de 2015 segundo a Fundação Seade.

Como participar

A Feira Virtual de Franquia é gratuita e ocorrerá no próximo dia 27 de agosto (quinta-feira). Para participar basta entrar no site (www.feiravirtualdefranquia.com.br), escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião.

O investidor participará de uma videoconferência através da plataforma Zoom. A reunião ocorrerá com um consultor disponível para sanar todas as dúvidas sobre o investimento. Durante o encontro on-line será possível fazer perguntas e participar de quantas reuniões desejar.