Com uma veia empreendedora pulsando, Ana Paula Machado não se abateu frente às dificuldades que a pandemia poderia trazer e continuou atrás do plano de investir no setor moveleiro, inaugurando sua primeira franquia da Anjos Colchões & Sofás na cidade de Hamburgo, Rio Grande do Sul. “Há algum tempo estava querendo empreender no segmento e, pesquisando, conheci a rede, que me chamou atenção pela qualidade dos produtos. Busquei conhecer ainda mais profundamente a operação da franqueadora e fui atrás de ouvir outros franqueados, principalmente nos estados em que eu já havia morado, como em Mato Grosso e no Paraná, e percebi a satisfação que estes tinham em relação às suas unidades”, conta a nova empresária.
Foi assim que, em janeiro, Ana Paula deu o primeiro passo depois de bater um papo com o diretor de franquias da rede, Leonardo dos Anjos. O sonho seguiu e, mesmo com a pandemia do coronavírus fechando o comércio de todo o estado, a jovem não se intimidou e manteve os planos. “Estou realizando o sonho de empreender com total segurança, pois mesmo com o comércio ainda em restrição por conta da pandemia, vou poder trabalhar através das mídias sociais e com as vendas online, que resultaram em ótimos resultados para outros franqueados”, explica.
A confiança da empreendedora é reflexo das ações que a Anjos Colchões & Sofás tomou desde a segunda quinzena de março, quando a pandemia do coronavírus chegou oficialmente ao Brasil. A franqueadora passou a incentivar novas formas de venda, o que deu capilaridade para que os franqueados mantivessem o caixa. Com investimentos em redes sociais, que direcionam para atendimentos via telefone e whatsapp, muitos conseguiram manter as vendas diante da incerteza. A rede, hoje com 80 unidades no Brasil e exterior, atingiu a marca histórica de 93% de aumento no faturamento em junho se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o diretor de franquias, Leonardo dos Anjos, esse aumento se deve a valorização do conforto dentro de casa, já que as pessoas passaram grande parte dos últimos meses em quarentena. “Fomos afetados, assim como tantos outros setores, mas como nossos produtos visam o bem-estar das pessoas, o isolamento fez aumentar a busca por colchões e sofás de qualidade. Somado ao investimento em publicidade digital, os franqueados mantiveram o fluxo de vendas, garantindo o faturamento mesmo na adversidade e com as portas fechadas. Isso atraiu a atenção de novos investidores que desejam empreender num segmento com capacidade aspiracional”, explica.