A taxa de mortalidade no franchising é de 3%, segundo levantamento do Sebrae, e o índice poderia ser ainda menor se não fosse por falhas no treinamento de franqueados, um dos cinco principais motivos (19%) do fechamento de uma unidade, de acordo com estudo realizado pela consultoria Franchise Solutions. Garantir um bom suporte é primordial para reforçar o laço entre franqueadora e franqueado, fato constatado pela rede de perfumaria para casa Acqua Aroma, que aposta no acompanhamento de perto, gerando confiança nos empreendedores e resultam em um retorno de maior produtividade, crescimento e faturamento.
Com cinco lojas no país e presente em 100 pontos de venda nos Estados Unidos, a empresa desenvolveu um suporte sistematizado em que acompanha todo o processo desde a inauguração à gestão das unidades, além de disponibilizar um supervisor de campo para auxiliar no gerenciamento diário. “Temos um resultado de satisfação na operação de loja acima de 90% e, em meio ao cenário de crise dos últimos anos, nossos franqueados mantiveram o crescimento em vendas”, comemora Nayana Pedreira, sócia-diretora da rede.
Uma consultoria especializada em franchising auxiliou na formatação dos processos praticados por uma equipe específica. “Iniciamos a expansão de franquias com três unidades na Bahia, e na época, apesar do interesse de candidatos em levar a marca para fora, ainda não tínhamos um planejamento adequado, por isso optamos por esperar e fazer essa estruturação de gestão”, explica Nayana.
O cuidado começa antes mesmo da abertura e compreende até a operação das unidades antigas, como a loja Salvador Shopping, uma das primeiras franqueadas. A proprietária Milena Motta viu as mudanças refletirem diretamente ao contar com a franqueadora na abertura da comunicação com o marketing do shopping para promover ações e parcerias, assim como o auxílio que teve para negociar o reajuste no valor do aluguel. Também houve uma melhoria no desempenho da equipe e ela prevê o aumento do faturamento em 30%: “A implantação da consultoria de campo foi fundamental, pois fortaleceu a relação entre nós e a fábrica”, avalia a empresária, que atua há aproximadamente cinco anos e começou a receber o suporte no final de 2016.
O suporte da Acqua Aroma também inclui visita à loja para capacitação da equipe, abordagem de vendas e operação. “Acompanhamos os primeiros dias de funcionamento para que o franqueado se sinta seguro. Como detentores da marca e do know-how, precisamos garantir o domínio do negócio e a tomada de decisões assertivas”, reforça a diretora da rede. Há ainda supervisão mensal e consultoria trimestral para atualizar técnicas e conhecimentos, além de apoio estratégico na gestão da unidade para maximizar os resultados.
Bagagem de experiência para os estreantes
Sem experiência no setor varejista, Mônica e Nilson Carletti apostaram no suporte da Acqua Aroma para iniciar a operação no Park Shopping São Caetano, primeira unidade da marca no Sudeste, aberta em dezembro de 2017. “Para nós é um fator primordial, nos auxilia em 100% no gerenciamento, principalmente por virmos de áreas diferentes. Temos apoio integral da franqueadora”, conta o empresário.
A Acqua Aroma acredita que é imprescindível que o candidato conheça em detalhes todas as etapas que envolvem a operação, para que compreenda o processo produtivo da rede. “O treinamento começa na assinatura do pré-contrato, que fazemos questão que seja feito na sede da franqueadora, na Bahia. O franqueado visita a fábrica e conhece as principais áreas da empresa que vai desde a separação do pedido à equipe de marketing e vendas – que dará o suporte após inaugurar sua operação”, detalha Pedreira.