Lançado em 2012, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Clube de Permuta adotou o modelo de franquias em 2015 e está em plena expansão pelo Brasil. Presente em 12 cidades atualmente, a plataforma de relacionamento empresarial que gera negócios sem precisar de dinheiro foca o Nordeste para ampliar a sua rede. O objetivo é chegar a 20 unidades pelo país até o final de 2018.
Na prática, o negócio tem como finalidade o relacionamento entre empresários que gera permutas multilaterais de produtos e serviços. Após passar por uma análise, a empresa associada recebe um limite de crédito para realizar as negociações dentro da plataforma.
“O Clube de Permuta se diferencia das franquias que encontramos no mercado. Procuramos um franqueado por cidade. Essa pessoa precisa ter um bom relacionamento multissetorial com os empresários locais, pois serão esses os futuros associados, responsáveis por gerar as negociações”, explica o sócio-fundador da empresa, Leonardo Bortoletto.
No último ano, a rede teve um aumento significativo no número de empresas associadas, ampliando sua base de 271 para 600. Além disso, o valor relacionado ao volume de transações cresceu 72% em relação a 2016, que foi de R$18 milhões.
“Além de buscarmos bons franqueados no Nordeste, queremos estar presentes em todas as capitais do país”, comenta Paulo César Alkimim de Oliveira, sócio do Clube de Permuta.
Atualmente, além da primeira unidade em Belo Horizonte (MG), as cidades de Piracicaba (SP), Montes Claros (MG), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Araxá (MG), Brasília (DF), Sete Lagoas (MG), Uberlândia (MG) e Curitiba (PR) contam com franquias do Clube de Permuta. Ainda no primeiro semestre de 2018, Jundiaí (SP) e Passos (MG) também terão seus representantes.