A Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a empresa de pesquisas AGP, publicou estudo sobre o desempenho e os reflexos da COVID-19 para o setor. Os números mostram que a queda média no faturamento das franquias, em junho deste ano, foi de 30,1%, significativamente menor do que os 41% em maio e 48,2% em abril. Porém, os segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar foram os que apresentaram menos da metade da queda média no mês avaliado. Outros Negócios e Serviços Educacionais também se mantiveram estáveis.
O Grupo Acesso Saúde, pioneiro no segmento de clínicas populares no País, faz parte da relação das redes menos afetadas em meio a pandemia do novo coronavírus. Todas as suas 30 unidades seguiram as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atendimento ao público, bem como as medidas de seguranças exigidas de cada estados que está presente. De acordo com Antônio Carlos Brasil, fundador da rede, 90% das franquias mantiveram abertas e as que fecharam (apenas no mês de março) já retomaram suas atividades.
Entre as ações propostas, estão o lançamento de Aplicativo de Teleconsulta, que oferece serviço on-line de atendimento médico; adequação de espaço e distribuição gratuita de álcool em gel e máscaras para todos os clientes e funcionários; medição de febre e oxímetro a todos os clientes antes de acessar a unidade; realização de exames para clientes e colaboradores e Sanitização e higienização regular dos ambientes, para diminuir a chance de contaminação do vírus através do ar. Essas ações deram origem à campanha #xôcorona, que consiste em desenvolver oportunidades de negócios neste cenário e também engajar e motivar as equipes a trabalharem com segurança. “Até o final de agosto oferecermos lives com especialistas em nossas redes sociais com orientação e cuidados, além de cartazes dentro das unidades com explicações sobre o novo coronavírus”, diz Brasil.
O grupo pretende abrir mais 6 novas unidades até o final do ano e a previsão é movimentar R$ 60 milhões em dezembro de 2020.