A Acqio, fintech pernambucana de soluções de pagamento, é uma das melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil. A conclusão é da 4ª edição do prêmio GPTW Mulher, uma iniciativa da consultoria GPTW (Great Place to Work), que aconteceu em um evento virtual na noite desta quarta-feira (24).
Foram 640 empresas inscritas na edição de 2020 e a Acqio ficou entre as 35 premiadas na categoria de médio porte. O prêmio reconhece as iniciativas das empresas de todo o Brasil com o intuito de incentivar o acesso à educação para mulheres, a inclusão e a ascensão aos cargos de liderança.
De acordo com dados da 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, 93% das empresas do país responderam que têm pelo menos uma mulher como líder – acima da média global de 87%. Porém, apenas 25% das mulheres no Brasil ocupam cargos de liderança, abaixo da média global de 29%.
A superintendente de Recursos Humanos da empresa, Eliana Toledo, acredita que essa nova certificação reafirma o compromisso da Acqio em dar voz às mulheres “Temos como princípio a valorização e o respeito às pessoas, incentivamos a diversidade, individualidade e a equidade entre todos. O papel da mulher na Acqio, e na sociedade como um todo, é vital! Por isso, estamos sempre de olho nas posições ou setores que não tenham essa ideia de equidade e quando identificada alguma situação agimos para corrigi-las imediatamente”.
Iniciativas que fazem a diferença
Na Acqio, algumas iniciativas vêm sendo feitas ao longo dos anos para que as mulheres tenham maior reconhecimento dentro da empresa, como por exemplo, utilizar na GPTW a área de engenharia de software, que era composta 100% por homens na Acqio e majoritariamente masculina no mercado de trabalho com um todo.
Seguindo a ideia de equidade de gêneros foi feito um desafio na gestão da área, onde as próximas vagas abertas seriam destinadas ao público feminino, e então seria possível confrontar a “qualidade” dos candidatos com os processos anteriores, que eram basicamente com público masculino. “Para surpresa de alguns, e reafirmação de nossas convicções, as candidatas que concorreram ao processo tinham o mesmo nível dos demais processos, com público masculino, e desta forma conseguimos incluir mulheres no time de engenharia de software”, conta Eliana.
Segundo a superintendente de marketing e parcerias da Acqio, Bárbara Luchese, essas ações não são mais tratadas como exceção, mas sim como uma mudança de cultura interna na empresa, construída ao longo dos últimos seis anos. “Hoje conseguimos ver a participação de colaboradoras em todas as áreas da empresa, nos mais diversos cargos e papéis. Somos todas respeitadas, ouvidas e inseridas nas decisões estratégicas da empresa.”
Hoje, 44% do quadro de funcionários da fintech é ocupado por mulheres, sendo 35% em cargos de liderança. Além disso, a empresa apoia e oferece suporte para mais de 55 mil microempreendedoras espalhadas por todo o país, que muitas vezes se tornam um ponto decisivo para a conquista da independência financeira destas mulheres.
Mais inclusão
Para o futuro, a Acqio pretende aumentar esse percentual em 30%, através de novas ações como maior equiparação na quantidade de mulheres e homens em processos seletivos, para que possam concorrer em igualdade para as posições abertas e também buscar maior igualdade de gêneros dentro nas áreas da Acqio, observando e realizando intervenções em casos discrepantes, ou seja, continuar sendo uma empresa que é referência na luta pela conquista de direitos das mulheres no mercado de trabalho.