O Empreendedorismo no Brasil vem a anos em uma crescente, mas nunca esteve tão em alta quanto agora. A estimativa para 2020 é de que o Brasil atinja o maior número de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Seja para melhorar a qualidade de vida ou por necessidade, começar um negócio próprio é uma das opções preferidas do brasileiro para driblar a crise.
Diante desse cenário, o Franchising aparece como forte tendência, principalmente para os empreendedores que querem correr menos risco. Por ter um modelo de negócios pronto e já testado no mercado, as chances de sucesso são maiores quando comparadas com um negócio iniciado do zero.
Márcia Ximenes, diretora de expansão da Flyworld Brasil, franqueadora de agências de viagens com mais de 30 anos de expertise no mercado de turismo, aponta os principais pontos positivos do Franchising:
Expertise: ao optar por uma franquia, o empreendedor tem acesso a todo capital intelectual do franqueador, além de condições especiais em produtos e serviços que o deixam mais competitivo. Para Márcia, esse é um dos principais benefícios desse modelo de negócio. “Poder contar com um modelo de negócio já testado no mercado possibilita ao novo empreendedor ter um retorno mais rápido do investimento e evita também que ele perca dinheiro testando formas de operar”, comenta a diretora.
Home Office: mesmo antes da pandemia esse formato de trabalho já vinha crescendo no país, com a COVID-19 essa forma de atuação foi testada e aprovada por muitas empresas. Ter a possibilidade de empreender nesse formato, principalmente nos períodos de recessão, tornam o custo operacional do negócio muito menor. “Na Flyworld, por exemplo, é possível empreender de casa e sem a necessidade de contratar funcionários. Dessa forma, os custos fixos do franqueado é muito pequeno, o que é extremamente positivo principalmente para quem está empreendendo por necessidade”, pontua Márcia.
Suporte: um dos grandes diferenciais do Franchising é poder contar com uma estrutura de apoio que os franqueadores oferecem. “Como para se tornar um franqueado Flyworld não é preciso ter experiência no mercado de turismo, oferecer apoio na área operacional e treinamentos é fundamental. Além disso, a nossa empresa oferece também um departamento de marketing, que está sempre criando campanhas para a rede e materiais personalizados para nossas unidades”, finaliza a diretora.