A iGUi, líder global na fabricação e comercialização de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), registrou alta significativa nas vendas de piscinas no mês de maio, em plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com balanço da rede de franquias, as vendas cresceram 49,68% frente a maio do ano passado.
Logo que foi iniciado o isolamento social em diferentes estados e cidades do País no final de março, a franqueadora dedicou-se a acalmar, informar, orientar e motivar seus franqueados, por meio de vídeos. “Nós mostramos a eles que mesmo com o comércio fechado, eles poderiam vender pelas redes sociais, pelas mídias on-line, que não precisavam parar de falar sobre piscinas, responder aos clientes, de construir, e que continuassem exercitando a mente com o nosso negócio”, explica Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi.
Ainda segundo Sisson, a rede não fez grandes promoções, optando por motivar seus franqueados. “Simplesmente promovemos um engajamento maior do nosso franqueado; foi muito mais uma atitude motivacional”, ressalta. “Nossos franqueados são aguerridos, estão engajados e viram que mesmo na crise conseguiram pagar o aluguel, os funcionários, os impostos”, completa.
A permanência da maioria das famílias em suas casas, mantendo o isolamento social para conter ou reduzir a disseminação do vírus, e, consequentemente, uma valorização maior do lazer e do conforto em casa também contribuíram no aumento das vendas.
O resultado positivo de maio superou a queda nas vendas de piscinas em março (-23%), primeiro mês da adoção das medidas restritivas e do temor provocado pela pandemia, e em abril (-9%).
Graças à rápida ação da franqueadora, as vendas reagiram no mês seguinte. Outra iniciativa da franqueadora foi intensificar o suporte aos franqueados, com treinamentos por meio da UniGUi – A Universidade da Piscina, e lives exclusivas para os franqueados. O objetivo é compartilhar com eles ideias e ações, vislumbrando novas oportunidades nesse momento de desafios.
Na Conexão iGUi, como foi batizada a série de lives, a franqueadora trata dos assuntos mais atuais, dá orientações, dicas e esclarece dúvidas dos franqueados. Temas como “Ações Comerciais e de Marketing no Momento Atual”, “O Poder das Redes Sociais”, “Oportunidades disfarçadas – Vendas por Multicanais”, “Soluções de Crédito”, “Dicas e Dúvidas Jurídicas” e “Experiência de Consumo – Dicas de Ambientação” foram detalhados.
Segundo Lilian Marques, diretora da TRATABEM – franquia de serviços de limpeza, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas criada pela iGUi – o resultado positivo é fruto de muito trabalho, engajamento, acompanhamento e mudança de chave de ambas as redes.
A TRATABEM igualmente registrou uma alta considerável nas vendas de produtos para manutenção das piscinas nesse período da pandemia. O crescimento foi de 30% entre os meses de março e abril no País; no estado de São Paulo, a alta foi ainda maior, de 45%. Já o delivery da iGUi e TRATABEM no Brasil cresceu 20%.
Doações
Sensibilizada com o grande impacto da pandemia da Covid-19 na população, especialmente na sua parcela mais pobre, a iGUi utilizou o tempo ocioso de duas de suas fábricas para produzir e doar álcool em gel e máscaras. As doações foram feitas na região de Cedral, São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde a companhia está localizada.
Segundo Sisson, a entrega do primeiro lote de cerca de 1.000 embalagens de álcool em gel aconteceu bem no início da quarentena e foi um sucesso. “Atingimos o nosso objetivo principal que é levar felicidade às pessoas. Nada melhor do que chegar com a ajuda no momento certo. Foram seis instituições beneficiadas com a produção realizada no tempo ocioso da fábrica”, explica.
Já numa segunda etapa, a iGUi percebeu que poderia ir um pouco mais adiante na ajuda social. “Resolvemos aproveitar o tempo ocioso de outra fábrica que é responsável pela produção dos uniformes da iGUi, capa e filtros de piscinas. Vamos produzir cerca de quinhentas máscaras. A ideia é distribuir entre o comércio local, motoristas de táxis e aplicativos da região”, diz.
Além disso, a iGUi iniciou a produção do segundo lote de álcool em gel. Segundo Sisson, por conta do sucesso da primeira entrega, a rede percebeu que mais entidades locais ainda precisam dessa colaboração tão importante. “Produzimos cerca de quinhentas embalagens. Vamos doar cestas básicas, produtos de limpeza e higiene. Estamos confiantes no nosso objetivo de ajudar as pessoas próximas, no combate ao Coronavírus”, finaliza.