Em meio às discussões sobre a reabertura ou não das academias de ginástica, a rede low cost high value SELFIT prepara um rigoroso protocolo, com medidas contundentes, para o momento do retorno às suas atividades.
Segundo o CEO da marca, Leonardo Pereira, o objetivo das medidas é zelar pela saúde de seus alunos e colaboradores e reduzir o risco de contaminação pelo novo Coronavírus.
O protocolo tem como base orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, além de experiências de sucesso em locais como China, Hong Kong, Cingapura e União Europeia.
“A reabertura de nossas unidades passará por determinação das autoridades competentes. Nada faremos antes disso”, destaca Pereira, que também é membro da Acad (Associação Brasileira de Academias).
Vale lembrar que um decreto anunciado pelo governo federal em 11 de maio inclui as academias como serviços essenciais. “As academias foram incluídas nesta categoria por serem promotoras de saúde, com grande contribuição para o aumento da imunidade das pessoas”, complementa o executivo.
Entre as medidas que passarão a fazer parte da rotina da empresa, no momento da reabertura de suas unidades, estão a medição da temperatura de todos que adentrarem a SELFIT (temperatura superior a 37,8 °C não será permitida); e a disponibilização de recipientes com álcool em gel a 70% em todas as áreas das academias e de kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre.
Também será obrigatório o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), ou seja, de máscaras, para funcionários e colaboradores; e limitada a quantidade de alunos nas dependências das academias, com demarcação de 1,5 m de distância entre eles. Durante os horários de pico, os treinos só serão permitidos durante uma hora por aluno.
Haverá ainda renovação do ar 7 vezes por hora e espaçamento maior entre os equipamentos, além de limpeza dos ambientes de 2 a 3 vezes por dia por, ao menos, 30 minutos, com vaporizadores e bactericidas.
Além disso, a SELFIT divulgará comunicados com orientações a seus alunos e colaboradores sobre como e quando higienizar as mãos e sobre a importância de usar garrafas de água e toalhas individuais durante o período de resguardo.
Os colaboradores ainda receberão treinamento para orientar a todos sobre as medidas de prevenção, assim como evitar cumprimentos com beijos, apertos de mãos e abraços.
Aulas virtuais
Para evitar aglomerações e ajudar a reduzir a velocidade de propagação do Covid-19, a SELFIT fechou todas as suas unidades em 19 de março.
No entanto, segue ativa virtualmente com a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, oferecendo diariamente Lives e aulas em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos.
As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. A SELFIT conta ainda com outros dois aplicativos exclusivos para alunos da rede, um para orientação nutricional (App Self Sem Culpa) e outro para treinos, o App SELFIT.
Além disso, a marca lançou recentemente um novo site totalmente interativo e responsivo, para auxiliar seus alunos e toda a população durante o período de isolamento social.
O novo portal tem como objetivo reunir em um só lugar todas as ferramentas e conteúdo online trabalhados e disponibilizados pela rede até agora, num ambiente de fácil navegação, mais atrativo, moderno e de maior identidade com a marca.
O site conta ainda com um espaço voltado às empresas parceiras (Queima Diária, Deezer, Integralmedica e Liv Up), com descontos e promoções especiais, além de um blog com quatro conteúdos distintos: exercícios físicos a serem feitos em casa, dicas de nutrição, mitos e verdades e temas motivacionais.