Fechadas em março em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no país, as mais de 1.000 operações das Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil – começam, pouco a pouco, a retomar as atividades nos municípios que decretaram o comércio óptico essencial à população. É o caso das lojas em Arujá, na região metropolitana de São Pulo.
“A visão é um dos principais sentidos dos seres humanos e, por mais que estejamos de quarentena, a saúde visual continua sendo importante para todos nós. Por isso, estamos cumprindo os decretos de reabertura com muita responsabilidade para prestar um serviço extremamente importante às pessoas, pois muitas seguem precisando fazer seus óculos, trocar as lentes por causa do grau e consertar problemas na armação para voltar a enxergar melhor”, afirma Rosa Maria Coutinho, diretora franqueada das Óticas Diniz.
Para garantir o funcionamento dentro das regras que evitam o contágio da COVID-19, as lojas da marca na cidade implementaram todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades municipais, estaduais e federais brasileiras, entre elas:
- • Álcool em gel para higienização das mãos
- • Atendimento com máscaras de proteção individuais
- • Armações e equipamentos sempre higienizados
- • Equipamentos ópticos higienizados antes e depois do uso
- • Distância de 1 metro entre atendente e cliente no balcão
- • Limitação de público dentro de loja
“Embora o nosso negócio seja extremamente humano, de contato, também podemos realizar um atendimento remoto com todo um protocolo de entrega segura e temos ainda o nosso e-commerce com ferramentas que podem ajudar nossos clientes nesse momento de isolamento social. Há 28 anos a nossa real preocupação é com a saúde visual dos nossos consumidores, por isso, rapidamente adotamos práticas preventivas necessárias para não prejudicar a prestação de serviço a quem tanto precisa”, afirma Cláudia Valério, gerente de Rede das Óticas Diniz.
Os diretores franqueados receberam orientações e materiais informativos, que foram usados para treinar as equipes de colaboradores. A capacitação envolveu, principalmente, cuidados de higienização e técnicas de limpeza focadas na COVID-19 em locais estratégicos das operações, como maçanetas de portas e armários, vitrines, equipamentos e produtos (óculos, cases, lenços de limpeza, sacolas, entre outros).
Por isso, os consultores lavam e esterilizam as mãos a cada novo cliente e realizam a assepsia das armações experimentadas, dos espelhos e aparelhos digitais de medição utilizados, além dos balcões de atendimento. “Todo cuidado nunca é demais com os nossos colaboradores e consumidores. A maioria dessas práticas faziam parte da rotina nas nossas unidades, mas foram reforçadas nesse novo cenário”, garante a executiva das Óticas Diniz .