Uso de Redes Sociais pode manter vivo o negócio em tempo de pandemia

Nesse período de quarentena, mais de dois milhões de pessoas estão em casa para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Com isso, as redes sociais têm se tornado um escape para o contato com familiares e amigos, além de incentivar a população em novos cursos ou habilidades que até então eram desconhecidas.

Uma das redes sociais que segue em constante crescimento, é o Instagram, pois diversos artistas e marcas passaram a utilizar com mais ênfase a ferramenta para divulgar seus trabalhos. O Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissional em gastronomia, é um desses exemplos.

Desde o começo da quarentena, a rede passou a utilizar as redes sociais para informar seus franqueados e enviar conteúdo exclusivo para os alunos. “No atual cenário é primordial mantermos essa conexão. É importante pois reforça a nossa marca e assim, podemos levar conteúdo relevante para todos os tipos de público”, comenta Robson Fejoli, sócio diretor da rede.

O empresário conta que para atingir os dois públicos foi necessário abrir duas frentes de trabalho, nomeado como Conexão Gourmet o projeto funciona da seguinte forma: para os alunos, no início da pandemia, eram enviados via Whatsapp takes diários com receitas, precificação, empreendedorismo, segurança alimentar e outros assuntos que são abordados durante as aulas da rede. Hoje esse conteúdo já pode ser acessado através de um portal exclusivo e todas as dúvidas podem ser esclarecidas direto com os instrutores pelos grupos de WhatsApp.

Já para franqueados e futuros investidores o conteúdo é feito através de lives no Instagram, onde diversos temas são aprofundados e contam com a participação de convidados especializados na temática, os sócios da rede e até franqueados de destaque.

“Os temas são escolhidos para explorar ao máximo os pontos fortes do nosso negócio, tendo como base os cases de sucesso que temos na rede. Fazemos também uma seleção entre os perfis dos franqueados, escolhemos os mais espontâneos e os que já tem facilidade em lidar com as redes sociais”, comenta.

O empresário conta que desde que o projeto começou, o feedback tem sido bem positivo. “É gratificante, ver os alunos agradecendo por estarmos sempre presente e pelos conteúdos e dicas enviadas. Alguns até fazem sugestões de receitas e até mesmo assuntos que consideram interessantes abordarmos”.

A rede informa ainda que todos os canais de comunicação estão abertos para dúvidas e sugestões. Priorizando o bem-estar e a saúde de alunos e colaboradores, o Instituto Gourmet orienta que os alunos entre em contato com as unidades para se informar sobre a melhor forma de pagamento online.

Além disso, Robson reforça que todo conteúdo distribuído durante a pandemia será considerado “extra”. “Assim que tudo normalizar, nossos alunos retornarão na mesma turma e nível de aprendizado que estavam antes da paralisação”, finaliza.