A pandemia de COVID-19 vem afetando todos os setores da sociedade e o caixa das empresas não fica de fora da lista, muito pelo contrário. Com a ordem do “fique em casa”, as franquias, responsáveis por gerarem milhares de empregos, acabam prejudicadas por conta da ausência de clientes e precisam pensar em estratégias para que o impacto disso seja o menor possível.
Daniel Narcizo Pereira, CEO do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais da beleza, conta que a rede está seguindo as recomendações das autoridades e, por isso, todas as unidades espalhadas pelo Brasil estão fechadas, priorizando a preservação de profissionais, alunos e demais envolvidos. E para que não haja prejuízo em nenhum dos lados, a internet tem sido aliada da rede. Em apenas dois dias, o acesso aos conteúdos online cresceu 500%. “Há cinco anos dispomos de uma plataforma chamada de ‘Meu Instituto’, onde o aluno pode estudar online, se manter atualizado sobre as tendências e realizar desafios propostos pelo instrutor do seu devido curso. Nesse período, aumentamos o número de vídeo aulas, reforçamos conteúdos teóricos e temos professores disponíveis para tirar dúvidas e dar todo o suporte”, conta Daniel.
Segundo Daniel, além da plataforma, as redes sociais estão tendo parte significativa nessa adaptação. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos lives com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos.”
O CEO também conta quais estão sendo as decisões a curto, médio e longo prazo. “Agora temos as orientações de estarmos em casa, trabalhando nosso propósito de transformar vidas de forma segura. A médio prazo, teremos, assim que autorizadas, as unidades reabrindo de forma estruturada, repondo aulas sem custos. Internamente estamos trabalhando intensamente no novo modelo híbrido de ensino, onde as escolas ganharão eficácia e o aluno muito mais dinamismo na aula, e acredito que ao longo do ano, após passarmos por todas essas questões, os alunos comecem a fazer parte dessas mudanças.”
Quando o assunto são os franqueados, Daniel conta que existem diversas possibilidades para reduzir o impacto da quarentena e continuar motivando os responsáveis pelas unidades. “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores, captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões” finaliza.