Em 2019, a Óticas Kohls abriu as portas de sua primeira loja no Brasil. A capital paulista foi a cidade escolhida para o debute da marca, que deixou de operar há pouco mais de 100 anos na Alemanha, onde foi originada.
Revitalizado e repaginado pelo empresário paulista Allan Comploier, trineto do fundador da marca, August Emil Julius Kohls, o negócio pretende sacudir o mercado de franquias de óticas em 2020, dominado por algumas poucas marcas nacionalmente conhecidas e consolidadas.
A estratégia traçada pela empresa é ousada: propor conversão de bandeira para lojas do mercado ótico já estabelecidas. Para conquistar os empreendedores, a marca oferece isenção da taxa de franquia, que pode chegar a 50 mil reais – montante varia de acordo com a região –, além de quatro meses de abono no pagamento de royalties e taxa de marketing, para que o franqueado tenha mais fôlego financeiro para a adequação de sua unidade à identidade visual da Óticas Kohls.
“Desde o início da nossa operação em São Paulo, temos recebido interessados em conhecer nosso modelo de negócios, sendo que muitos dos candidatos já possuem óticas, próprias e franqueadas de outras marcas em todo o Brasil. Isso nos mostrou que há carência e um grande filão a ser aproveitado, já que percebemos o ímpeto por parte de empreendedores já experientes”, crava Comploier.
Números atrativos
Somente entre agosto e dezembro do ano passado, a loja própria, localizada no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, faturou pouco mais de meio milhão de reais, o que comprovou o potencial do negócio. Atualmente, a loja fatura, em média, 120 mil reais por mês, já tendo proporcionado o retorno do investimento inicial.
“Em pouco tempo, obtivemos números extremamente positivos, resultando em um ganho descomunal de market share onde a loja piloto foi inaugurada. No entorno da unidade, existem cerca de 25 óticas, contando com grandes marcas e óticas menos conhecidas. Ainda assim, conquistamos quase 18% em relação à concorrência local”, revela o executivo.
Em janeiro, a Óticas Kohls anunciou a entrada no mercado de franquias. Em março, a marca inaugura sua primeira unidade franqueada, localizada no Shopping Boa Vista, em Recife (PE). O investimento parte de R$ 120 mil para lojas de rua, podendo chegar a até R$ 650 mil para megastores.
Modelo diferenciado
Entre os principais diferenciais do modelo, estão a fabricação própria por meio de laboratório digital, o que oferece muito mais margem de lucro sobre os itens comercializados, além da possibilidade de entregar os óculos ao cliente em até uma hora após o pedido na loja. Para fortalecer o posicionamento e transmitir ainda mais segurança, a marca se tornou a primeira no Brasil a dar cinco anos de garantia em seus óculos.
Por que converter?
Após analisar a performance de diversas lojas, analistas contratados pela Óticas Kohls constataram que os ganhos podem ser potencializados por diversos motivos. “Primeiramente, nosso modelo de negócio por si só já gera margens mais atrativas, pois atuamos somente com itens de fabricação própria. Além disso, planejamos um marketing agressivo para os próximos dois anos com intuito de nos posicionarmos entre as maiores redes de óticas do país, ampliando nossa força e consciência de marca. Outro fator determinante é que a franqueadora é quem se responsabiliza pela produção e logística de entrega dos produtos aos franqueados, visando facilitar o gerenciamento de sua unidade”, argumenta.