A partir deste ano, a Petland Brasil quer diversificar suas operações de máster franquia, oferecendo o modelo sem loja física aos empreendedores interessados em atuar no setor de pet shops numa região ou estado. Atualmente, a rede tem 100 lojas distribuídas em 17 estados, e vem mantendo um crescimento sustentável desde 2014, quando a marca norte-americana abriu a primeira unidade, em São Paulo.
Rodrigo Albuquerque, CEO da companhia, lembra que também continua valendo a máster franquia com loja. “Em estados com potencial para mais de 20 lojas, como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estamos em busca de um novo perfil, alguém que não tenha que cuidar da operação do pet shop e se dedique à expansão no estado”, afirma o executivo. “Assim, esse empresário terá foco total em atrair novos franqueados, sem a preocupação do dia a dia na gestão de uma unidade”.
Inicialmente, esse novo modelo sem loja será aplicado nos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro e também nas cidades de Campinas e Guarulhos (SP). “Identificamos um forte potencial para a abertura de lojas nestas localidades”, explica o Albuquerque. Mas não está descartada a possibilidade do máster franqueado abrir uma loja. “Neste caso, vamos exigir que ele monte uma equipe exclusivamente para a expansão da marca em sua região. Para isso, oferecemos todo o suporte para que a implantação ocorra. Ninguém fará nada sozinho”.
A expectativa da companhia é chegar ao final de 2020 com faturamento de R$ 140 milhões. Em 2019, a rede Petland abriu 15 novas lojas e faturou 20% a mais que no ano anterior, com R$ 115 milhões contra R$ 95 milhões de 2018.
Com esses resultados, o Brasil se torna o primeiro em número de lojas. A marca atua hoje em 19 países. Além do Brasil, está nos Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Turquia, Qatar, Líbano, Kuwait e Bahrein.