Criada em 1984 por Eneri Roso, a Xôk’s Chocolates é uma rede de franquias de chocolateria, gelateria e cafeteria. Com 10 unidades atualmente, a marca tem como foco de expansão as regiões Sul e Sudeste (São Paulo principalmente). O objetivo em 2020 é chegar a 20 operações e um faturamento de 11 milhões.
“Criamos um modelo de negócio que passou por períodos em que a economia do país não andou bem. Mesmo com isso, não deixamos de ter como foco a qualidade do que é servido para os nossos clientes. Todo o ambiente é pensado para que as pessoas se sintam confortáveis para desfrutar de um bom café e um doce”, explica Jayson Roso, gerente de expansão da Xôk’s Chocolates e filho do fundador da empresa.
A Xôk’s nasceu como uma pequena bomboniere dentro de um cinema, na cidade de Marau, no Rio Grande do Sul. Com receitas de chocolates trazidas de Bariloche, na Argentina, o negócio começou a crescer e logo foi transformado em uma fábrica que distribuía produtos para restaurantes e mercados. Em meados de 2006, com a primeira loja, a empresa aderiu ao franchising.
“São 15 lojas espalhadas pelo Brasil atualmente e queremos aumentar a nossa presença em território nacional. Ao longo dos anos, trouxemos produtos como café e sorvete para fazer com que o negócio tenha público o ano inteiro. Hoje os nossos franqueados contam com uma equipe de 7 pessoas no suporte e a nossa taxa de sucesso é excelente”, finaliza.
Investimento
Para abrir uma unidade da Xôk’s Chocolates, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$200 mil, para o modelo express. No modelo de loja master, o valor é de R$300 mil. O tempo de retorno varia entre 24 e 32 meses.