Em plena expansão por todo Brasil, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, anuncia a inauguração de mais cinco unidades em fevereiro. As lojas estão localizadas nas cidades de Sinop (MT), Sorriso (MT), Goiânia (GO), Dois Vizinhos (PR) e São Pedro (SP).
“Oferecemos um modelo de negócio sem sazonalidade, rentável e escalável para todas as regiões do Brasil”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo da marca. Com os lançamentos, a rede já conta com mais de 400 lojas e para este ano a expectativa é de inaugurar outras 150 franquias.
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas fundada em São José do Rio Preto (SP). Formada por uma diretoria com mais de 40 anos de experiência no ramo óptico, inovou no segmento popularizando seus produtos para as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 299,90. Em apenas seis anos de franchising, se transformou em uma das principais redes do setor, sendo premiada por três vezes consecutivas com o Selo de Excelência em Franchising e o Selo 5 Estrelas – Melhores Franquias do Brasil.
Esta é a primeira unidade de Luis Fernando Schimitt, franqueado de Sinop. Empresário do ramo de construção civil, encontrou no franchising uma oportunidade para empreender. “Eu estou sempre à procura de novos desafios e, quando pesquisei sobre franquias, conheci o Mercadão dos Óculos”, comenta.
Schimitt faz parte dos 90% dos franqueados da rede que investiram em uma unidade mesmo sem ter nenhuma experiência no ramo óptico. Segundo ele, os pontos que mais chamaram a atenção foram a rentabilidade do negócio, o suporte da franqueadora e o funcionamento da operação. “A estrutura da loja permite que o cliente faça um autoatendimento e se sinta à vontade para comprar um produto”.
Mercado em alta
No ano passado, de acordo com a prévia de dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento do setor de franquias foi de 6,9%, com boa projeção para este ano baseado na tendência de mercado do segmento.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é um dos mais atrativos do setor, acumulando crescimento nos últimos três anos. Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada no Opthalmology Journal, até 2050 cerca de 4,8 bilhões de pessoas (quase 50% da população mundial) terão algum tipo de deficiência visual que irá obrigá-las a usar óculos. “Trata-se de um mercado maduro e promissor. Hoje as pessoas utilizam óculos não apenas por saúde, mas também pelo design e moda”, explica o diretor-executivo.
Para atender as demandas, promover o crescimento da rede como um todo – valorizando o franqueado e fortalecendo a marca –, em novembro do ano passado o Mercadão dos Óculos realizou sua maior parceria, o lançamento da coleção LS&YOU Eyewear, linha de óculos exclusiva do cantor Luan Santana; e a entrada no e-commerce, comissionando as franquias sobre os produtos vendidos e entregues dentro da área de atuação do CEP franqueado, livre de impostos – uma das primeiras marcas do Brasil a dividir seu faturamento virtual.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.