De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro já gasta mais com beleza do que com comida. Atualmente, uma pessoa com renda de dois a dez salários mínimos desembolsa o equivalente a 1,3% do que ganha no mês para cuidados estéticos, quase o dobro das despesas com alimentos básicos, como arroz e feijão, que alcança a margem de 0,68%. E um dos setores que veem ganhando destaque neste ramo é o de maquiagem. Somente em 2019, o Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, formou mais de 300 mil alunos nos cursos de maquiagem da instituição. “É um número que tende a crescer ainda mais. A internet tem sido vitrine de maquiagens perfeitas, o que aumenta a demanda na busca por profissionais que reproduzam esses resultados. Com isso, surgem várias oportunidades de negócio para quem deseja apostar em uma nova carreira”, conta o gerente de marketing da rede, Eduardo Costa.
O Sebrae apontou, em sua mais recente pesquisa sobre o assunto, que além da possibilidade de emprego nos salões de beleza, os profissionais da área também podem aderir ao serviço de maquiador delivery, onde o atendimento vai até a residência ou local de escolha do consumidor. Com maior valor agregado e custos de operação menores, o profissional consegue oferecer exclusividade, comodidades e possibilidade de ter um pontapé inicial para negócios maiores. “Um maquiador reconhecido no mercado, chega a cobrar, em média, R$ 3 mil por uma única maquiagem. Obviamente que é um patamar a ser conquistado e que pode levar tempo. De qualquer forma, a profissão ainda é muito lucrativa. Um aluno recém-formado, por exemplo, chega a cobrar até R$ 250,00 pelo serviço oferecido”, conta Eduardo.
É neste formato de delivery, que Suzane Bezerra, formada no curso de Maquiagem Profissional, do Instituto Embelleze, garante sua fonte de renda. Por influência das redes sociais, a profissional abandonou o trabalho administrativo e hoje se dedica 100% a nova profissão. “Influenciada pelas redes sociais, comecei a mexer com maquiagem por hobby e a postar o que eu fazia em mim mesma. Com o tempo senti falta de ter mais conhecimento técnico sobre o assunto e foi aí então que decidi me matricular. Hoje, minha renda vem exclusivamente deste trabalho. Além das maquiagens sociais para festas e eventos, também ministro cursos de automaquiagem e empreendedorismo voltado para área da beleza”, revela.
Diferente de Suzane, a instrutora do curso de Maquiagem Profissional, Kátia Toledo, atua há mais de 12 anos como maquiadora e sentiu de perto as mudanças na área com a chegada das redes sociais. “Quando eu comecei a estudar e trabalhar com maquiagem, a profissão era pouco reconhecida. Hoje, o setor cresceu tanto e a busca por profissionais especializados é tão recorrente que existe um certo ‘glamour’ no trabalho. Nas aulas que ministro, é notável o crescimento de alunos nos últimos anos. A grande maioria chega por influência dos conteúdos sobre makes nas redes sociais”, conta. Além de instrutora, Katia também oferece serviços através de maquiagens artísticas e corporais e atende à demanda de eventos sociais, como casamentos. “Sou muito realizada com a profissão que escolhi seguir e tenho orgulho do que ela se tornou”, afirma.
Atento aos movimentos do setor, o Instituto Embelleze oferece três cursos voltados para o segmento de maquiagem: Maquiagem Profissional Essencial, Maquiagem Profissional Avançada Expert e Maquiagem Profissional Avançada Caracterização. “Sentimos a necessidade de termos em nosso catálogo de cursos diferentes propostas de especializações. O mercado de maquiagem está cada vez mais extenso e assim conseguimos atender todas as demandas e colocar profissionais capacitados no mercado”, finaliza Eduardo.