O Grupo Patroni lançou recentemente um novo formato de negócios. Com 192 lojas em operação no país, a empresa criou o Patroni Pizza Mobile, novo formato de franquia oferecido pela marca, que consiste em uma mini pizzaria montada sobre um veículo autônomo, sustentável e com design e equipamentos de ponta. Atualmente, além da Casa do Don, que opera em grandes espaços e voltada ao segmento casual, a rede conta com outros três formatos de lojas: Patroni Classic, Patroni Premium e Patroni Expresso.
O modelo Patroni Pizza Mobile é uma espécie de mini food truck, carro elétrico movido a baterias ou placas solares, com controle de comando, desenvolvido para a venda de mini pizza. A ideia é que o formato possa funcionar como um quiosque em shoppings, em eventos ou até mesmo na rua ou em outros locais de alto fluxo de pessoas.
A operação é simples e com baixo custo: as pizzas vão ainda congeladas diretamente do freezer para o forno e ficam prontas em dois minutos. A cada fornada, podem ser preparadas até 16 unidades. O carro tem autonomia de bateria de até oito horas e conta com painéis eletrônicos de 32 polegadas, para publicidade visual.
O investimento em uma unidade franqueada Patroni Pizza Mobile é a partir de R$ 149 mil, já inclusos o equipamento e a taxa de franquia. O SmartMoov foi apresentado pela empresa aos investidores em dois eventos recentes, a Fispal Food Service e ABF Francising Expo, ambos realizados no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo o diretor de expansão e novos negócios da rede, Admilson Souza, o Patroni Pizza Mobile chamou a atenção dos visitantes durante as duas feiras. “O SmartMoov tem um apelo futurista e um visual agressivo do ponto de vista comercial”, afirma Cury Filho. “Atraiu muito interesse e gerou curiosidade pela novidade do modelo do negócio, mas também pelo fato de ser um carro elétrico com diversas oportunidades de utilização: eventos, shoppings, galerias comerciais, faculdades, universidades, centros médicos, ruas, praças.”
Empresa deve inaugurar duas unidades nos Estados Unidos em 2019
Com um investimento de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 6,6 milhões) em duas unidades, ambas em Orlando, no Estado da Flórida, o Grupo Patroni prepara-se para desembarcar no mercado norte-americano nos próximos meses. As duas lojas a serem inauguradas em 2019 marcam o primeiro passo da empresa, a maior rede de pizzarias do Brasil, em seu processo de internacionalização.
A primeira unidade do Grupo Patroni no Exterior será aberta em agosto. A loja, que terá o modelo Patroni Classic – concebida para públicos das classes B-, C e D –, está sendo montada no charmoso Outlet Lake Buena Vista Factory Stores. Com investimento de US$ 200 mil (aproximadamente R$ 780 mil), a unidade será operada por oito funcionários. A projeção de faturamento mensal é de US$ 100 mil (cerca de R$ 390 mil).
Até o final do ano, em data ainda não definida, o Grupo Patroni planeja a abertura de outra unidade em solo americano, no formato Casa do Don. Com mais de 200 metros quadrados, a loja terá 27 funcionários e será voltada ao mercado de casual dining – qualidade gastronômica diferenciada, em ambiente aconchegante e requintado. O aporte será de US$ 1,5 milhão (R$ 5,8 milhões), com projeção de faturamento mensal de US$ 400 mil (R$ 1,5 milhão).
Rede tem 192 unidades em 20 Estados
Atualmente, o Grupo Patroni conta com 192 lojas – incluindo unidades próprias e franqueadas –, em 20 Estados brasileiros. Por três vezes, a rede foi escolhida a melhor franquia de alimentação do Brasil. Mensalmente, as pizzarias Patroni servem um total de aproximadamente 945 mil refeições.
Além da Casa do Don, montada em grandes espaços e voltada ao segmento casual dining com alto padrão de serviços e atendimento, a rede conta com outros três formatos de lojas: Patroni Classic, Patroni Premium e Patroni Expresso. As lojas clássicas são localizadas em shopping centers e concebidas para frequência de consumidores das classes B-, C e D. A comunicação e layout das lojas têm grande apelo ao apetite, com forte destaque para os pratos.
O formato Premium pode estar localizado em shopping centers ou pontos de rua e foi concebido para atender ao público consumidor de classes A e B+. Todo o projeto – dos detalhes de acabamento da loja ao cardápio – refletem o posicionamento diferenciado.
Já as lojas Expresso são compactas e foram concebidas para locais com grande circulação de pessoas, como praças, estádios de futebol, estações de transporte público, centros empresariais e casas de show. O cardápio é enxuto e orientado para alimentação rápida. Os valores de investimento variam de R$ 200 mil a R$ 1 milhão.